14/09/2011

HISTÓRIA IMPACTOU SIGNIFICATIVAMENTE A ARTE NO PÓS 2GUERRA

Por Danielle Denny
Anotações feitas no MUSIMID2011, evento internacional, realizado na ECA, em 14/09/11.
NICOLAU SEVCENKO, professor de história da cultura da ECA
O vórtice cultural do pós guerra
A reconfiguração dos paradigmas artísticos


Anos 50, 60 e 70 produziram um significado em cultura, reorganizaram a cultura de tal forma que até hoje é paradigmática. Imediato pós guerra foi fundamental, portanto. Advento da microeletrônica deixa o debate muito mais paralizado hoje em dia.

Concerto do John Cage 4minutos e 33 segundos (mimica de orquestra), provocação artística. Desafio ainda nao foi plenamente assimilado. John Cage estudou na Alemanha, representava a expectativa dos anos 20. Estudou com representantes da vanguarda alemã. Queria repensar a experiencia musical em torno de unidades performativas que eram as orquestras, com partituras e códigos da escala temperada. John Cage propoz que pessoas se sentissem como produtoras de sons, pulsações, vida é sonora. E imersas em um ambiente sonoro. Pensar som para além da memória musical que pode ser paralizante. Musica é forma de focar e desfocar. Cria sentido discricionariamente, como todo código é arbitrário e autoritário. Pressupoe nos desengajar das nossas próprias pulsações e das pulsações do ambiente. John Cage propoe reconectar, pensar para além das limitacoes do código cultural da memória seletiva.

Pianista canadense Glenn Gould. Utiliza os recursos da tecnologia eletronica para salientar detalhes de sua performances. Dosa tradicao do barroco com o improviso e com a eletronica. Poe a eletronica do pós guerra para destacar o prodigio da cultura bachiana. Tinha como intuito se isolar do meio para produzir o refinamento técnico extremo. Passou a ser engenheiro acustico, nao tocava mais pianos mas coordenava uma diversidade enorme de equipamentos eletronicos em estudido. Nunca conseguiu se isolar completamente para produzir a perfeição. Mas é o antípoda do John Cage.

GUERRA É CORRIDA TECNOCIENTÍFICA. Intensifica as transformações tecnológicas. Pode sedizer que a microeletronica é consequencia da 2 guerra mundial. Paises do Eixo eram mais avancados do que os paises Aliados que precisaram de mega investimento para superar sequestrando técnicos inimigos inclusive. Tecnologia produzida para a guerra, quando aplicada à linha de produção produziu um boom economico de crescimento e de abundância. Com enorme valorizacao do trabalho, com consequente distribuição de renda. Novos contingentes populares vao entrar na cena políica dando origem aos governos populistas, aos sindicatos e partidos. Ganhos salariais e benefícios sociais criando estado de bem estar social. Que virou o ápice do projeto democrático do pós guerra, o que todos queriam.

Momento:

Guerra da Coréia, Guerra do Vietna, mas descolonização por exemplo da Argélia, inclusao das minorias (mulheres e indios pex), Revoluçao cubana utopia democratica no começo, Primavera de Praga democracia participativa e estado de bem estar social, no brasil entre ditadura varguista e militar grande esforço democrático.

Cristalização da microeletronica. Nova revolução (telefonica foi depois da 1 guerra) a da microeletronica que é a base de toda tecnologia computacional. Mudando os paradigmas eventualmente até cultural.
Antes da guerra, linha de produção fordista aplicada à produção industrial para acelerar o sistema produtivo. Quanto mais se produz mais mao de obra por isso valoriza mao de obra, redistribui renda. No pós guerra automação. Nova metodologia permite robotização do trabalho. Sistemas automáticos substituem a mao de obra, principalmente não qualificada. Só precisa de MDO qualificada.

Pearl Harbor foi destruido com toda a frota naval americana no pacífico sul. Garantindo hegemonia japonesa sobre o pacífico sul. E um ser humano nao derruba um zero japones que é muito manobravel para ser derrubado por um artilheiro antiaéreo. Norbert Winner matemático prodígio doutorado em Harvard aos 18 anos estudou na Inglaterra e na Alemanha, voltou aos EUA e foi ser jornalista na área trabalhista. Ele cria sistema articulado que conecta radares e sensores eletrônicos à base antiaérea com base em cálculos matemáticos do movimento do aviao e também dos efeitos balísticos das atividades atmosféricas. Canhao interpretando essas informações matemáticas nao precisa mais de humano para derrubar um aviao. Inverteu a lógica da guerra. Nunca mais um aviao japones escapou desse sistema eletronico, por isso foi desenvolvido o kamikase (ainda que atingido tentar derrubar o aviao nos inimigos, porque a partir daquele momento inevitavelmente o aviao seria atingido).

Escola de desenho industrial de Ulm (bauhaus experiencia esquerdizante pós 1 guerra) cria o expressionismo geométrico. Uso da topologia (conceito matemático). Fita de Möbius, fora da geometria euclidiana tridimensional, acaba o conceito de fora ou dentro. Fundamental para que computadores possam processar a quantidade de dados que faz hoje.  

Ciencia do pós guerra é capaz de gerir o caos. Aerofotogrametria por exemplo (fotos sequenciais de milésimos de segundos, cronometra o acaso. Pesquisa de misseis do Werner Von Braun (duarante gov Kennedy, bem estar social do pos guerra). Conquista do espaco para controlar a terra. Tem programa de TV the rocket man. Controle em tempo real do planeta graças ao sistema de satélites estacionários integrados.

O manifesto concretista de Augusto de Campos, Decio Pignatari e Haroldo de Campos menciona isto. Arte para além da arte. Nao é só conjunto de memória. Campo de experimentacao de articulação simbolica e cognitiva.

Musica eletronica começa com o instrumento de Terement, nao prendam esse instrumento a memoria auditiva do passado ele é da memoria auditiva do futuro (sons ficaram conhecidos como o som do disco voador). Depois o uso foi disseminado quando foi criado o sintetizador.

Arte passou a poder ser criada instantaneamente pela interação do performance com a música. Dancarina que interfere na música que interfere na coreografia da dancarina e assim por diante. Acaba a ideia de performance limitada a um código pré-estabelecido.

Casas portáteis, Geodos, com imagens projetadas no teto, e com som acustico. Black Montain Park.
Lixo produzido em escala global decorrente do consumo exacerbado.

Cidades arrasadas pelo bombardeio de varredura e bombas incinerárias, construção posterior de prédios conjunto de cubículos. Quadratura da experiencia humana, international style, articulados em funcao de estacionamentos e vias expressas.Brasilia é um exemplo de international style, assim como o nosso JK (o homem moderno, o presidente bossa nova). Realidade urbanistica do pos guerra (antes eram todas as cidades no estilo frances hausmaniano). Cidade vira depósito de minorias, migrantes, menos talentosos, lugar do fracasso. Suburbios passam a ser o lugar do sucesso. Razao para isso foi que houve estímulo para ocupar espaco rarefeito (after total war can come total living). Ferrovias quando bombardeadas demoram a ser recompostas. Autobahns não, destruidas a noite de manha já estao prontas para uso. Novo modelo portanto é suburbios, vias expressas rodoviárias e ar (avioes, satélites).

Rockfeller governador de NY, cria o museu de arte moderna de NY, no centro de sua reforma urbanistica, é presidente de petroleira e de financeira (chase manhatan). Muda a capital cutural da Europa para NY, pq tem os recursos para comprar as obras na Europa arruinada. Museus de arte moderna e obras modernas estão no centro de toda reforma urbanistica da época, tanto de NY como no Rio com Lacerda (MAM no centro do aterro do Flamengo), em sp com o Masp e Mam (nas duas vias expressas que ligam a cidade ao aeroporto) e em Brasilia com JK.


Nenhum comentário: