Por Danielle Denny
Anotações feitas no MUSIMID2011
Evento internacional, realizado na ECA, em 14/09/11
SESSÃO TEMÁTICA
Músicos e músicas memoráveis
Eliana Maria de Almeida Monteiro da Silva e Amilcar Zani
Netto
Sobre a importância da série Compositores Latino-Americanos
da pianista Beatriz Balzi. Interessante a interpenetracao dos temas e técnicas
entre os diferentes compositores dos diversos países latinoamericanos. Faleceu em
2001 de câncer, depois do 7º. Volume. A série estava prevista de ter 10
volumes. Preencheu um pouco a lacuna de conhecimento que existe entre os países
da região. Interessados em obter a coleção entrar em contato com Lia (irmã da Beatriz Balzi) no email beabal@terra.com.br, pois por questões de direitos autorais a distribuição está dificultada.
Joêzer de Souza Mendonça
Musica maranhense impactando os não maranhenses. Artur
Azevedo importante no teatro de revista e Catulo da Paixão conhecido por suas
modinhas e por celebrizar o uso do violão, até como parte da identidade
nacional brasileira (andar com violão no final do sec XIX era sinônimo de
vadiagem, previsto como crime). Ambos eram mediadores culturais, nao repetiam o
preconceito da elite cultural e transitavam bem com as expressoes populares. Especie
nascente da industria cultural. Teatro de revistas era musicalmente formado por
trechos, tipo de hibridismo culltural, eruditas junto com populares. Arthur
Azevedo tinha fama de tocador de música suja no teatro ligeiro, de revisteiro.
Elite reagia à valorizacao da cultura popular (lembrar que o contexto histórico
era o de expulsao dos incivilizados do centro das cidades, época da revolta da
vacina, pex). Com Catulo da Paixao o violão vai aos saloes mais nobres da elite
tocando modinhas que viraram hits (“moralizei o violão”). (Ele é um dos
personagens de O triste fim de Policarpo Quaresma).
Liliana Harb Bollos
Pianista professora de harmonia em Tatui. Estuda Johnny Alf,
que morreu em 2010, e é um dos pais da Bossa Nova. Música Rapaz de bem tem
modulação muito moderna para época (depois usado tambem em desafinado de Tom
Jobim). Pessoal da Bossa Nova ouviu muito cool jazz e bip bop.
Sabrina Dinola
Socióloga da UFRJ. Analisa documentário do Wilson Simonal “Ninguém
sabe o duro que eu dei”. Influencia de modernista na música da déc. de 1960. Efeito
coral, coesao unidade da música popular brasileira. Coral do Wandré é engajado
contra a ditadura militar, coral do Simonal é diferente era alegre e feliz. Enquanto
Chico Buarque chamava o ladrao, Simonal chamava a política. Consequência é quase 40 anos de repúdio. Cinema vira caixa
de ressonancia do cenário musical contemporaneo marcado pela fluidez e pela
diversidade, resignificando Simonal como músico brilante.
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