Onde publicar

Algumas sugestões:


REVISTA DIREITO GV

Qualis A1 em Direito, A1 em Interdisciplinar, B3 em Sociologia, B3 em Ciência Política e Relações Internacionais.
Chamada permanente para artigos inéditos com temas de todas as áreas do Direito, sobretudo Direito e Desenvolvimento (law and development), Direito e Sociedade (law and society) e Direito e Economia (law and economics). Também está aberta a resenhas e ensaios.

POLÍTICA EDITORIAL
A REVISTA DIREITO GV é generalista. Publica artigos, resenhas e ensaios inéditos (nacional ou internacionalmente) sobre a dogmática das diversas áreas do Direito nacional, internacional e global, além de trabalhos de pesquisa aplicada e textos de Teoria do Direito, Sociologia do Direito, Filosofia do Direito e História do Direito.
A Revista está aberta às mais diversas abordagens teóricas e metodológicas, inclusive a textos interdisciplinares e artigos que se enquadrem nos campos de pesquisa Direito e Desenvolvimento (law & development), Direito e Sociedade (law & society) e Direito e Economia (law & economics). Ademais, recebe trabalhos sobre ensino e pesquisa em Direito.
A seção de resenhas e ensaios tem como objetivo chamar a atenção dos leitores para livros e revistas, nacionais e estrangeiros, relevantes e suscitar discussões críticas sobre eles. As resenhas privilegiam títulos de interesse acadêmico em detrimento de publicações de uso profissional. Os ensaios possuem forma livre e são selecionados por sua relevância e novidade.
1. AVALIAÇÃO DOS ARTIGOS
Todos os artigos passam por uma avaliação prévia (desk review) realizada pela editora-chefe, verificando sua adequação à política editorial da Revista, seu potencial para publicação e o atendimento aos requisitos formais de submissão. Após essa avaliação, os artigos aprovados são remetidos a dois pareceristas anônimos para a avaliação qualitativa de sua forma e conteúdo, de acordo com o processo conhecido como double blind peer review. Recebidos os pareceres, estes são encaminhados para o autor do artigo a fim de tomar ciência ou para que incorpore as modificações sugeridas. Neste último caso, o texto modificado deverá ser remetido para a Revista. Será novamente avaliado em função das alterações. Os autores serão informados por e-mail sobre o andamento da avaliação e terão acesso a todos os pareceres sobre seu artigo, sem identificação de autoria. Excepcionalmente, haverá convites para publicação. Os convites serão formulados exclusivamente pela Editora.
2. SUBMISSÃO DE ARTIGOS
Os artigos, resenhas e ensaios enviados devem ser inéditos, escritos em português, espanhol ou inglês e não podem estar sob avaliação em outro periódico. Os autores só poderão submeter um artigo por vez, seja como autor principal ou em coautoria, exceção feita às chamadas de trabalhos temáticas ou dossiês especiais. Os artigos devem ser encaminhados pelo e-mail revistadireitogv@fgv.br juntamente com o “Termo de submissão de artigo, declaração de ineditismo e originalidade, termo de autorização para publicação e cessão dos direitos autorais” (clique aqui para fazer o download).
Solicita-se que o autor informe à Revista qualquer financiamento ou benefícios recebidos de fontes comerciais ou não, e que declare não haver conflito de interesses que comprometa o trabalho apresentado.
1Os artigos devem ter até 30 laudas de 2100 caracteres com espaços. Textos mais extensos do que o padrão serão publicados, a critério da editora, caso seu tamanho seja justificável.
As resenhas devem ter até 10 laudas de 2100 caracteres com espaços, de preferência sem notas de rodapé. Devem conter um título e não precisam ser precedidas de resumo. Sugestões de livros a serem resenhados podem ser encaminhadas para o e-mail da Revista. Os ensaios devem apresentar até 15 laudas de 2100 caracteres com espaços.
Os artigos deverão ser encaminhados para a Redação com as seguintes características:
1.1. Regras de formatação
• Editor de texto: Microsoft Word
• Margens: esquerda, direita, superior e inferior de 3 cm
 Paginação: canto inferior direito
• Fonte: Times New Roman, tamanho 12
• Parágrafo: alinhamento justificado; espaçamento entre linhas: duplo; espaçamento anterior: 0 ponto; posterior: 12 pontos
A primeira página do artigo deve conter:
• Título, com, no máximo, oito palavras, em negrito (português e inglês)
• Resumo em português (ou espanhol), com cerca de 150 palavras, contendo campo de estudo, objetivo, método, resultado e conclusão
• Cinco palavras-chave, alinhamento à esquerda, em português
• Resumo em inglês, com cerca de 150 palavras, contendo campo de estudo, objetivo, método,
resultado e conclusões
• Cinco palavras-chave, alinhamento à esquerda, em inglês
Referências devem seguir o sistema de chamada autor-data (ABNT NBR-10520), isto é, as citações devem vir no corpo do texto com indicação do sobrenome, ano e página de publicação. Exemplo: “A chamada ‘pandectísta’ havia sido a forma particular pela qual o direito romano fora integrado no século XIX na Alemanha em particular” (LOPES, 2000, p. 225). As referências bibliográficas completas deverão ser apresentadas em ordem alfabética no final do texto (ABNT NBR-6023).
Notas devem ser reduzidas ao mínimo necessário e apresentadas ao final do texto, numeradas sequencialmente, antes das referências bibliográficas.
Diagramas, quadros e tabelas devem apresentar título e fonte e ser colocados ao final do texto, após as referências. Sua posição deve ser indicada no próprio texto, constando referência a eles no corpo do artigo. Deve-se evitar a repetição de informações contidas no texto.
1.2. Informações complementares
No mesmo arquivo, o autor deverá enviar uma capa (página de rosto) contendo as seguintes informações: título do artigo; seguido da identificação do(s) autor(es) – nome completo, titulação, instituição à qual está ligado, endereço para correspondência, telefone e e-mail.
Os artigos assinados são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es).
3. DIREITOS AUTORAIS
A REVISTA DIREITO GV detém os direitos patrimoniais dos artigos, resenhas e ensaios que publica, inclusive os de tradução. Permitem-se cópias para fins de pesquisa pessoal ou uso acadêmico. A reprodução de artigos, resenhas e ensaios em outra publicação requer autorização expressa da REVISTA DIREITO GV, exceto no caso de citação de trechos, que independe de solicitação prévia, desde que identificada sua fonte.



NOVOS ESTUDOS JURÍDICOS


Revista com conceito A2 no Qualis Direito CAPES.
Editor Chefe
Dr. Paulo Márcio Cruz, Universidade do Vale do Itajaí - Univali, Itajaí, SC, Brasil
A revista NEJ – NOVOS ESTUDOS JURÍDICOS é um periódico científico quadrimestral, com publicações ininterruptas desde 1995, que tem por missão promover o aprimoramento dos estudos na área do Direito, especialmente nas seguintes áreas: “Constitucionalismo e Produção do Direito” e “Direito e Jurisdição”.As publicações dar-se-ão até o último dia dos meses de Abril, Agosto e Dezembro de cada ano. A revista o estimula aos debates críticos e éticos sobre assuntos relacionados aos temas acima identificados e que compõe sua Linha Editorial.O título abreviado da revista é NEJ que deve ser usado em bibliografias, notas de rodapé, referências e legendas bibliográficas. Atualmente, a NEJ está indexada nas seguintes bases de dados, que cooperam na divulgação do material: CAPES periódicos; LATINDEX; Base de dados da Rede Virtual de Bibliotecas Congresso Nacional - RVBI; IBICT; CrossRef - Digital Object Identifier Registration Agency of the International DOI Foundation; vLex.A NEJ oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. Esta revista recebe contribuições de autores interessados em publicar seus trabalhos. Os artigos devem ajustar-se aos critérios editoriais da publicação, que podem ser consultados no site da revista na internet. A visão da revista NOVOS ESTUDOS JURÍDICOS NEJ consiste na publicação de artigos e relatos de pesquisas inéditos de autoria de docentes, discentes e pesquisadores assim como resenhas de livros na área de Direito.

A revista NEJ – NOVOS ESTUDOS JURÍDICOS é um periódico científico quadrimestral, com publicações ininterruptas desde 1995, que objetiva promover o aprimoramento dos estudos na área do Direito, especialmente nas seguintes áreas: “Constitucionalismo e Produção do Direito”, “Direito e Jurisdição” e "Direito Ambiental, Transnacionalidade e Sustentabilidade".

O artigo submetido deve ser inédito, ou seja, que não foi publicado em nenhum outro periódico nacional ou estrangeiro. Outra condicionante para a submissão é que o artigo não esteja em processo de avaliação para publicação em outro periódico e nem estará durante o processo de avaliação da NEJ.

A NEJ trabalha com chamada para artigos de "fluxo contínuo", exclusivamente de autoria de Doutores sós, ou em coautoria com outros Doutores e Doutorandos.


IMPORTANTE:

No caso de colaborações escritas em outro idioma que não seja o do autor(a), OBRIGATORIAMENTE, faz-se necessário o envio de Certificado de tradução expedido por algum Centro de Idiomas.

Linhas de Pesquisa:

1. Constitucionalismo e Produção do Direito - A linha de Constitucionalismo e produção do Direito tem por vocação o estudo dos princípios constitucionais como vértice axiológico e normativo do ordenamento jurídico. As investigações nesta linha expandem-se tanto em sentido zetético, para reflexão sobre as premissas filosóficas que sustentam as escolhas valorativas insculpidas na Constituição, quanto em sentido dogmático, nas aplicações cotidianas dos princípios constitucionais na argumentação jurídica utilizada na produção e aplicação do direito;

2. Direito e Jurisdição - Partindo de uma concepção ampla de jurisdição, não limitada ao poder estatal, os estudos da linha de Direito e Jurisdição abarcam as diversas formas heteronômicas de solução dos conflitos, perquirindo sobre os princípios que regulam a atividade jurisdicional, os elementos processuais, os aspectos de poder subjacentes ao exercício da jurisdição e os traços específicos da jurisdição em diferentes contextos, - transnacional, estatal e internacional;


3. Direito Ambiental, Transnacionalidade e Sustentabilidade - Essa Linha de Pesquisa foi implementada após um processo de consolidação que durou quatro (04) anos e durante o qual foram organizados Grupos de Pesquisa, defendidas Dissertações e vários Professores Doutores Visintantes Estrangeiros estiveram no PPCJ/Univali, Cursos de Mestrado e Doutorado.


Diretrizes para Autores

1. Remessa de textos

2. Diretrizes básicas 2.1 A redação do artigo, quando em nosso Idioma, deve estar conforme as regras do novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. 2.2 A bibliografia do artigo deve ser consistente e mostrar também o posicionamento de doutrinadores estrangeiros sobre o tema;

3. Natureza e elementos estruturadores básicos dos Artigos 3.1 Os artigos deverão ser inéditos, escritos em português, espanhol ou inglês, e atender ao seguinte conteúdo e nesta ordem: título, título em inglês, nome dos autores (com qualificação em nota-de-rodapé), resumo (em português), palavras-chave, abstract, key-words, introdução (não deve vir numerada), desenvolvimento (dividido em itens numerados), considerações finais (não deve vir numerada) e referências das fontes citadas (não numerada e em ordem alfabética). 3.2 Estes tópicos devem estar claramente destacados/especificados ao longo do texto. Os sub-títulos, quando existirem, devem ser concisos e vir claramente indicados. 3.3 Os títulos, títulos das divisões e subdivisões dos textos devem ser escritos em letras minúsculas e em negrito e numerados de forma progressiva. 3.4 Na identificação do(s) autor(es), em nota-de-rodapé, deve constar instituição à qual está ligado, cidade, estado, país, cargo, endereço eletrônico para correspondência (e-mail). 3.5 Resumo (Abstract) em português e inglês ou no idioma de origem, ressaltando objetivos, metodologia e síntese das considerações finais (máximo 150 palavras). 3.6 Indicação de no máximo cinco palavras-chave e ou expressões do texto, em português ou no idioma de origem e inglês, que devem refletir as idéias elementares do texto e possam guiar a pesquisa de terceiros interessados. 3.7 As referências deverão estar em ordem alfabética da primeira letra do Sobrenome do Autor e constar no final dos artigos, de acordo com a ABNT (no artigo o item deve ser denominado “Referências das Fontes Citadas” e não ''Referências Bibliográficas”) e conforme as regras constantes nas presentes diretrizes, em especial itens 8 e 9;

4. Responsabilidade: Os artigos assinados são de responsabilidade exclusiva dos autores. O conteúdo dos artigos assinados não reflete a opinião da NEJ;

5. Co-autoria: é possível até o máximo de três autores, devendo todos ser identificados conforme especificado no item 3.4 supra;

6. Limite de submissões de artigos: cada autor (individualmente ou em co-autoria) poderá submeter apenas um artigo por chamada da revista NEJ;

7. Configurações elementares de estrutura de artigos e resenhas 7.1 letra em Fonte Arial, tamanho 12 7.2 espaço entre linhas: 1,5 7.3 margens de 3 cm 7.4 folha: A4 7.5 editor de texto: Word for windows 6.0 ou posterior 7.6 parágrafo: espaçamento posterior e anterior: 0 ponto 7.7 alinhamento justificado, 7.8 entrada de parágrafo de 1,25cm;

8. Citações e notas 8.1 As citações textuais pequenas (até três linhas) devem ser inseridas no texto, entre aspas e sem itálico. 8.2 As citações textuais longas (mais de três linhas) devem vir em parágrafo independente, recuado da margem esquerda 4 cm, com Arial 10, e com o espaçamento simples, sem aspas. 8.3 A indicação de autoria deve ser feita em nota-de-rodapé e não em nota-de-fim de artigo (indicar a referência completa da obra na primeira citação e, após, evidenciar apenas nome do autor, o título da obra e o número da página, conforme instruções no item 9 a seguir). 8.4 Não serão aceitos artigos que usem o modo autor-data ou expressões como Op.Cit., Idem e Ibidem. 8.5 O nome das obras deve ser grifado em negrito e não em itálico. 8.6 As notas de rodapé devem ater-se ao mínimo necessário. 8.7 Quando houver tradução do texto: usar “Tradução de Fulano de tal” (e não Trad.);

9. Modelos e exemplos de referências* 9.1 na 1ª citação: SOBRENOME, Prenome. Título: subtítulo (se houver). Edição (se houver). Tradução de Fulano (se houver) Local de publicação (cidade): Editora, data de publicação da obra. nº da página. Exemplo de 1ª citação: PASOLD, Cesar Luiz. Metodologia da Pesquisa Jurídica: teoria e prática. 11 ed. Florianópolis: Conceito Editorial, 2008, p. 56 9.2 na 2ª citação: SOBRENOME, Prenome. Título: subtítulo (se houver). nº da página Exemplo de 2ª citação: PASOLD, Cesar Luiz. Metodologia da Pesquisa Jurídica: teoria e prática. p. 213. 9.3 de Capítulo de Livro: SOBRENOME DO AUTOR DO CAPÍTULO, Prenome. Título do capítulo. In: SOBRENOME DO ORGANIZADOR DO LIVRO, Prenome (Org.). Título do documento em negrito. Local da Publicação: Editora, ano. p. x-y. 9.4 de Monografia, Dissertação,Tese SOBRENOME DO AUTOR, Prenome. Título do documento em negrito. Dissertação (Mestrado em __). Faculdade de __. Universidade de __. Local, ano. 9.4 de Artigo de Revista: SOBRENOME DO AUTOR, Prenome. Título do artigo. Nome da Revista em negrito, Local da Publicação, v. x, n. x, p. x-y. mês ano. 9.5 de Artigo de Jornal: 9.5.1 de artigo assinado SOBRENOME DO AUTOR, Prenome. Título do artigo. Nome do Jornal em negrito, Local da Publicação, v. x, n. x, p. x-y. mês ano. 9.5.2 de artigo não assinado TÍTULO do artigo com primeira palavra em maiúscula. Nome do Jornal em negrito, Local da Publicação, v. x, n. x, p. x-y. dia mês ano. 9.6 de Artigo de Revista em meio eletrônico SOBRENOME DO AUTOR, Prenome. Título do artigo. Nome da Revista em negrito, Local. dia mês ano [se houver]. Disponível em: . Acesso em: dia mês ano. 9.7 de Artigo de Jornal em meio eletrônico SOBRENOME DO AUTOR, Prenome. Título do artigo. Nome do Jornal em negrito, Local. dia mês ano. Disponível em: . Acesso em: dia mês ano. * Fontes: ABNT n. 6023:2003 (Referências), 10520:2002 (Citações), 14724:2002 (Trabalhos acadêmicos);

10. Dimensão dos artigos: os artigos devem ter no mínimo 15 (quinze) e no máximo 30 (trinta) páginas;

11. Dimensão das resenhas: as resenhas devem ter no mínimo 1 (uma) e no máximo (5) cinco páginas;

12. Notificação do resultado da submissão: os autores serão notificados sobre o resultado da avaliação de seus artigos ou resenhas através de e-mail.


Condições para submissão
Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

O artigo submetido é inédito. Isso significa que não foi publicado em nenhum outro periódico nacional ou estrangeiro?

Obs.: Entretando, não há restrições para artigos submetidos que tenham sido apresentados e/ou publicados em anais de eventos cientí­ficos.
O artigo submetido não está sob avaliação para publicação em outro periódico e nem estará durante o processo de avaliação da Revista Novos Estudos Jurídicos?
É de autoria de Doutores sós, ou em coautoria com outros Doutores e Doutorandos, todos ligados a Programas de Pós-Graduação no Brasil ou Exterior?
Adequação O artigo se encaixa nas linhas de pesquisa propostas pela revista? As regras indicadas nas ‘Diretrizes para Autores’ foram obedecidas?
Título É claro e adequado ao conteúdo do artigo?
Resumo/Abstract – Palavras-chave/Keywords O resumo apresenta os objetivos pretendidos, a metodologia e uma síntese das considerações finais? O resumo é claro e conciso? As palavras-chave refletem as idéias elementares do texto?
Introdução Apresenta, justifica e delimita os objetivos? Apresenta o problema de estudo investigado? Descreve a metodologia empregada? Especifica a(s) hipótese(s)? A(s) hipótese(s) é(são) pertinente(s) ao desenvolvimento do artigo?
Desenvolvimento Há exposição e discussão das teorias que foram utilizadas para esclarecer o problema? A divisão interna é adequada para alcançar os objetivos pretendidos? Os conceitos operacionais são explicitados? A fundamentação teórica é consistente?
Considerações Finais Os resultados estão expostos com objetividade? O artigo traz contribuição(ões) para a área de estudo que lhe diz respeito? São conseqüência lógica do raciocínio desenvolvido ao longo do artigo? São relevantes em relação ao problema e aos objetivos do estudo?
Referências As citações são pertinentes à temática abordada?
Na identificação do(s) autor(es), em nota-de-rodapé, consta instituição à qual está ligado, cidade, estado, país, cargo e endereço eletrônico para correspondência (e-mail)?
No caso de colaborações escritas em outro idioma que não seja o do autor(a), é OBRIGATORIO o envio de Certificado de tradução expedido por algum Centro de Idiomas.
Ao submeter esta colaboração, quer seja artigos, resenhas, relatórios de pesquisa, entrevistas, depoimentos e comunicações,  estou(amos) automaticamente cedendo o direito sobre o mesmo por período indeterminado, bem como os direitos de expor, publicar, reproduzir, armazenar e/ou de qualquer outra forma delas se utilizarem, o que faço(zemos) de modo expresso e em caráter irrevogável e irretratável, desde já e de pleno direito, em caráter gratuito e sem qualquer remuneração, ônus ou encargo, em favor da Revista Novos Estudos Jurídicos – NEJ.




REVISTA DE DIREITOS DIFUSOS


QUALIS B5 EM DIREITO

01. As colaborações deverão versar sobre tema de Direito Administrativo, Direitos da Pessoa com Deficiência, Direito Ambiental, Direito do Consumidor, Direito Processual Civil Coletivo, Moralidade Administrativa ou qualquer outro tema sob a perspectiva da defesa dos interesses difusos e coletivos como, direitos da criança e do adolescente, da mulher, da pessoa idosa, do meio ambiente do trabalho e da saúde ocupacional.

02. O texto deverá ser acompanhado de autorização para publicação pelo IBAP e NIMA/PUC- RJ, sem qualquer ônus para as entidades e encaminhado para os seguintes endereços: secretaria@ibap.org  e gpurvin@gmail.com.

03. O colaborador deverá indicar precisamente do endereço postal do autor para onde será efetuada a remessa de 2 (dois) exemplares.

04. A qualificação do autor deverá ter no máximo de 5 linhas, em nota especial de rodapé.

05. É indispensável a inclusão de breve resumo (máximo de 10 linhas) em português ou espanhol e num segundo idioma (inglês, francês, italiano ou alemão), assim como da indicação das palavras-chave (máximo de 10 palavras), também em português ou espanhol e num segundo idioma (inglês, francês, italiano ou alemão).

06. A digitação do texto deve ser feita em arquivo Word com as seguintes especificações: Letra Arial 12; Espaço 1, margens 2 cm de cada lado, sup. e inf.; Papel tamanho A4; Mínimo de 6 e máximo de 48 páginas; Notas de rodapé na própria página onde constar a referência; Referências padrão ABNT (Formato: SOBRENOME, Nome. Título da Obra. Edição. Cidade: Editora, Ano. Página); Não colocar espaçamentos especiais antes ou após cada parágrafo; Iniciar cada parágrafo com tabulação de 5 cm.

07. As colaborações serão analisadas por pelo menos três membros da Comissão Editorial, que receberão os textos para análise sem qualquer conhecimento de sua autoria. Assim, deverá o colaborador evitar a utilização de autoreferências e citações que permitam, ao longo da leitura do texto, inferir a sua autoria.

08. A avaliação dos textos levará em consideração: a) Qualidade do texto sob o aspecto jurídico; b) Interesse nacional ou internacional pelo tema (em oposição a interesse meramente local ou regional); c) Ineditismo do artigo e do tema abordado; d) Fluência redacional e correção gramatical; e) Aspectos éticos e científicos.

09. O autor do texto selecionado receberá, a título de direitos autorais, dois exemplares da edição em que a colaboração for publicada. Estes exemplares poderão ser retirados pessoalmente pelos autores na sede do IBAP. Os associados do IBAP os receberão por correio.


REVISTA VEREDAS DO DIREITO


A Revista Veredas do Direito (Qualis A2) vinculada ao Curso de Mestrado em Direito da Escola Superior Dom Helder Câmara convida Pesquisadores Doutores do Brasil a submeterem seus artigos para publicação no periódico (exceto de Minas Gerais). O recebimento de artigos é em fluxo contínuo.

A revista adota a linha “Direito Ambiental e Desenvolvimento Sustentável” e é publicada com periodicidade semestral, disponível em versões impressa (ISSN 1806-3845) e eletrônica (ISSN 2179-8699).

Os interessados devem se cadastrar na Revista como AUTOR e submeter o artigo pelo link: http://www.domhelder.edu.br/revista/index.php/veredas/user/register

As normas de submissão e demais diretrizes para autores podem ser encontradas no link:

Os textos devem ser submetidos gratuitamente na página eletrônica da revista após o cadastro como autor (http://www.domhelder.edu.br/revista/index.php/veredas/user/register)
seguindo-se os passos de submissão. Em caso de alguma dificuldade, enviar e-mail para: veredas@domhelder.edu.br.
Veredas do Direito publica artigos originais de pesquisadores Doutores ou Doutores acompanhados de coautor não-Doutor, das áreas de Direito Ambiental e ciências afins que pesquisam temas na perspectiva dos descritos na revista.
Os textos devem ser digitados em Word, tamanho A4, orientação “retrato”, fonte 12, Times New Roman, em espaço 1,5 com as seguintes margens: superior e esquerda de 3,0 cm e direita e inferior de 2,0 cm. As citações com mais de 3 linhas devem ter recuo em 4cm, fonte 10, espaço entre linhas simples. Na editoração os textos terão diagramação no padrão gráfico da revista. Tabelas, gráficos e desenhos não podem ocupar mais de 25% do total do texto, devendo ser numerados com algarismos arábicos.
Os artigos deverão ter o mínimo de 15 e o máximo de 25 laudas (aproximadamente entre 40.000 e 60.000 caracteres com espaços). Textos maiores poderão ser autorizados, a partir da avaliação da Comissão Editorial, e o registro dessa solicitação deverá ser feito como observação na submissão. Todos os textos devem ser postados corrigidos.
A Comissão Editorial e as Editorias reservam-se o direito, em pré-avaliação, de apontar correções e complementações necessárias nos trabalhos recebidos, devolvendo-os aos autores para sua devida adequação às normas de Veredas. Depois do check list, da pré-avaliação de membro da Comissão Editorial, se aprovados, os textos seguem para avaliadores externos.
Todos os textos avaliados que tiverem indicação de correções obrigatórias, apontadas em parecer e/ou comentários, deverão ser revistos pelos autores e devolvidos para nova avaliação em um prazo de 10 dias úteis.
Os elementos de apresentação da autoria (última titulação, resumo da biografia, filiação institucional, cidade, estado, país, e-mail, serão informados nos metadados, no processo de submissão.  Solicita-se que, antes de transferir o trabalho, sejam retirados os dados de identificação do (s) autor (es), bem como sejam apagadas as identificações em “Arquivo/Propriedades/Resumo” do Word, de forma que a avaliação seja cega (sistema de duplo cego ou Double Blind Review).
Artigos
Exigências para os textos submetidos como Artigos:
Autores: Pelo menos um autor deverá ser Doutor
Co-autoria: o artigo poderá ter no máximo de três autores.

Resumo
Os artigos devem vir acompanhados de um resumo bilíngüe (português/inglês), de mesmo teor, apresentando com clareza e concisão:
    o tema do trabalho
    os objetivos
    a metodologia utilizada
    as conclusões.
Exige-se que o resumo tenha necessariamente entre 150 e 200 palavras.
Palavras-chave
Em número máximo de 05, indicam o conteúdo do artigo e devem ser escolhidas, preferencialmente, em catálogo de vocabulário controlado, se houver tesauro na área do tema.  Devem ser separadas por ponto e vírgula.  O título e as palavras-chave também deverão ser apresentados em português e inglês.  Os textos em espanhol serão apresentados com resumo, título e palavras-chave em espanhol/inglês.
Estrutura dos artigos
Os artigos devem respeitar a seguinte seqüência:
    título (curto; solicita-se não utilizar títulos longos com vírgulas e muitas pontuações)
    título traduzido para o inglês
    resumo
    palavras-chave
    abstract
    key words (não utilizar tradução de “tradutores automáticos” da Web)
    introdução
    texto com subtítulos e notas de rodapé (usar numeração sequencial: exemplo: 1, 2, 2.1, 2.2, 2.3, 3, 4...)
                      conclusão
                      referências (bibliográfica e outras).
Observação:
    Não utilizar tradução automática da Web para título, resumo e palavras-chave
    Não numerar a introdução, a conclusão e as referências.
    Os artigos devem ter entre 10 e 20 laudas (aproximadamente entre 40.000 e 60.000 caracteres com espaços).

















Nenhum comentário: