22/02/2010

Metodologia

METODOLOGIA CIENTÍFICA

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Duas características desta sociedade:
Conhecimento totalmente presente nas decisões humanas.
Dinâmica mudança rápida ambiente instável

Conhecimento são as representações significativas da realidade criadas intelectualmente pelos seres humanos. Dependendo da forma pela qual se chega a esta representação o conhecimento pode ser classificado como: senso comum, científico, místico, artístico, filosófico, religioso.

Conhecimento pode ser entendido como informações repletas de experiências julgamento e valores. O conhecimento está no indivíduo.

Empresa cresce pelo valor do conhecimento que as pessoas levam para dentro da empresa.
Senso comum
o modo comum de interpretação de si mesmo, do mundo e do universo como um todo pelos seres humanos é o senso comum, também denominado conhecimento empírico. Este conhecimento surge como conseqüência daa necessidade de resolver problemas do dia a dia e não é portanto programado ou planejado. Senso comum é espontâneo e institivo. (fonte: KÖCHE, 2006)

1. caráter utilitarista do senso comum: conhecimento de nível superficial, sem profundidade crítica ou racional. São conhecimentos utilizados na solução de problemas imediatos e por funcionarem, transformam-se em crenças repassadas de indivíduo a outro, geração após geração. Ex. o uso das plantas medicinais.
2. subjetividade e baixo poder de crítica do senso comum por estar muito atrelado a vivencia a ação a percepção dirigida pelo imediatismo a objetividade do senso comum é muito limitada e superficial. A revisão e a crítica dessas crenças só ocorrem quando evidëncias espontâneas proporcionam uma correccao da visão anterior.
3. a linguagem vaga do senso comum: a linguagem do senso comum adquire diferentes sentidos de acordo com pessoas ou grupos que a utilizam ou mesmo contextos. Há um baixo poder de revisão e crítica. Ex. A água resfriada suficientemente torna-se sólida que água? Do rio, do mar, da chuva, da torneira? Sufientemente? Quanto? 0graus célsios ao nível do mar a 600m ferve e congela a uma temperatura menor.
4. desconhecimento dos limites de validade do senso comum o senso comum é útil se aplicado a mesma situação ao mesmo tipo de fato o uso indiscrimentado deve-se ao fato de não se saber ditinguir limites que circunscrevem a validade das crenças adotadas. Ex. ira chover pois o tempo está úmido. Uma indústria não cresce porque o mercado não está comprando (há muito mais variáveis envolvidas).
Conhecimento científico
Nasce da necessidade humana de descobrir o mundo, compreende-lo, explicá-lo e dominá-lo, de forma sistemática metódica e crítica. Organização e classificação caracterizam o conhecimento cientifico, mas precisam estar apoiadas em princípios explicativos para serem conhecimento científico. Investigação cientifica chega em conhecimento cientifica. Investigação científica é reconhecer que um saber estabelecido apresenta limitações e há a necessidade de produzi-lo para esclarecer e compreender uma dívida. Ex. agosto de 2009, gripe suína, vírus novo investigação científica foi necessária para reconhecer limitação do conhecimento já existente, e é necessário conhecer o novo vírus para dominá-lo. Conhecimento científico parte de uma investigação científica.

Conhecimento científico se opõe ao senso comum que não há racionalidade, método.

Uma pergunta que ainda não tem resposta. Reconhecimento de que o conhecimento existe é insuficiente ou inadequado para esclarecer a dúvida. É necessário construir uma resposta para a dúvida. Que a resposta, preferencialmente correta, ofereça provas de segurança e confiabilidade que justifiquem a crença de ser uma boa resposta. Ser humano convive muito mal com a dúvida busca sempre respostas.
Conceito de ciência
É um conjunto de atitudes e atividades racionais dirigidas ao conhecimento sistemático com finalidade limitada, capaz de ser submetido à verificação.

As ciências possuem
Finalidade objetivo preocupação em identificar leis gerais que regem determinados eventos
Função continuo aperfeiçoamento por meio do aumento do conhecimento da relação do ser humano com o seu mundo.
Resumo
Senso comum → investigação científica → conhecimento científico → ciência
Pesquisar todos esses conceitos.

Nenhum comentário: