26/02/2010

HISTÓRIA DA COMUNICAÇÃO

HISTÓRIA DA COMUNICAÇÃO

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

ANDRÉ NOBREGA

Base para o próximo semestre: História do Jornalismo
Mas a parte internacional será só neste semestre.

Lide forma de escrever pirâmide invertida: chamada, desenvolvimento e dados adicionais. Por isso o termo cortar pela base, tirar as informações adicionais.

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

fala transmissão da historia oral. Para transmitir uma historia oralmente tem de fixar na memória algo (em detrimento das outras coisas), náo dá para se lembrar de tudo.

escrita começou como pictografia (se comunicavam por meio de símbolos)
escrita surgiu com o surgimento da civilização, os primeiros são os babilônicos (escrita cuneiforme , só traduzida em 1980) e os egípcios (hieróglifos, traduzida por Napoleão, que roubou a pedra da roseta, Champoleon traduziu com base no Xerox, pq a Inglaterra roubou a pedra da Roseta dos franceses).

Escrita permite o acúmulo de conhecimento. Não tem que esquecer algo para lembrar de outra como a transmissão oral. Isso permitiu a fixação da memória e permitiu a civilização, grandes obras.

Biblioteca de Alexandria criada por Ptolomeu era toda de Papiro, muito caro porém resistente. Papiro era a forma de fixação. Pergaminho é o rolo de papiro.

Papel da forma que conhecemos surge na China.
Antiguidade clássica
Já tinham como fixar seu conhecimento, mas nem todos sabiam ler escrita cuneiforme, alguém tinha de ler.
Fenícios
Inventam os caracteres.
Foram os primeiros que fizeram navios em serie, as partes eram identificadas por caracteres que seriam juntados depois.
Árabes
Números
Surgiram com os árabes, algarismos arábicos. Já contem o zero.
Gregos e romanos
Esses caracteres dos fenícios foram passados para os gregos e romanos e são o que usamos até hoje.
Romanos por Julio Cesar antes de virar imperador, quando ainda era cônsul, criou o periódico parado (acta romana, acta diurna) tido como o primeiro jornal já feito. Era de material de madeira, tipo jornal mural, as pessoas circulavam ao redor dele. Não é estranho que o ditador tenha formado o primeiro jornal? Desmoralizava o senado porque não atendia as demandas da população. Criado para enfraquecer os representantes da sociedade. Esse jornal parado durou 500 anos. Só acabou com o fim do império romano. Em 475 dc fim do império romano, (queda de Constantinopla bem depois é o inicio da era moderna) não conseguia crescer mais, cidades urbanizadas, com saneamento básico, aquedutos, termas, niveladores sociais (todos freqüentavam) qdo o império parou de crescer teve de aumentar os impostos, bárbaros que começaram a dominar a Europa tiveram de se contentar com o pagamento por terras (feudalismo), pq Roma quando foi invadida não tinha mais dinheiro os guerreiros tiveram que receber aquilo que o império romano mais tinha (terra)
FEUDALISMO
Igreja única que tinha livros de papiro. Noticias voltaram a ser transmitidas oralmente. Cancioneiros medievais, trovadores, usavam canções (de amor, amigo e escárnio). Jogral trovador passava por canções de mal dizer, mais voltada aos costumes do microcosmos do feudalismo. Ao contrario do jornal parado romano que era mantido pelo governo o jornal jogral era independente. Então surgiu a censura. Jograis eram também arma política, cancioneiros eram contratados por reis que queriam invadir outros reinos para desmoralizar os respectivos reis.
BENEDITINOS
Únicos na época que não achavam que o sofrimento aqui na terra era garantia de santidade. Pelo contrario achavam que a vida tinha de ser útil. Muito trabalho. Começaram a mecanizar tudo, bigorna, moinhos, ovicultura, videiras em terras ruins. Forma de administração não era baseada na escravidão. Expectativa de vida muito maior. E excedentes, reunidos na região de Champanhe, feiras de Champanhe (inclusive a cidade Burgos). Sedas chegavam antes na cidade de Veneza, Pisa e Genova. Cartas de comendas, protótipo dos bancos.
Miniglaciacao, Rússia inteira não tinha guerra, invernos eram moderados como no sul do Brasil, invernos passaram a ser muito mais pesados, houve oferta menor de produtos.
Invasão da Europa pelo império mongóis (maior império que já existiu). Trouxe Peste Negra. Matou cerca de 60% da população (não teve guerra que matou tanta gente). Qdo a peste passou tinha pessoas com muito dinheiro, mecenas, originou Renascimento. E chineses e indianos tinham cura para peste negra (mas não foram usados pq eram infiéis). Teares mecânicos (movidos no pé) foram a base do renascimento e da revolução industrial. Linho foi o primeiro tecido popular. (cânhamo tb era tecido popular). Surgiu então as roupas de baixo. Beneditinos reciclavam essas roupas de baixo com água e sabão e prensas e criaram o primeiro papel popular (de linho, das roupas de baixo usadas).
Renascimento
1441 tipografia manual do Gutenberg
sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Walter Benjamin um dos primeiros a falar da cultura de massa = reprodução fazia perder o aqui e o agora da obra de arte. Xilogravura é em madeira e litogravura em pedra.

A bíblia dos pobres = com xilogravuras = para analfabetos = primórdios da história em quadrinhos. Mains, na Alemanha, cidade em que o Gutenberg fez a prensa (de chumbo e estanho).

Com a prensa iniciou a especialização. A publicação do conhecimento em várias especializações possibilitou que um sapateiro aprendesse a ser arquiteto. Volume dos livros diminuiu. Tamanho das bibliotecas tb diminuiu, popularizou informações.
Iniciaram os jargões:
Jabaculê = receber jabá
Foi com a difusão das informações que o mundo começou a se acelerar.

Guttemberg imprimia em letras góticas.
Para faciltar começou a imprimir em caracteres como os que existiam nos templos romanos (por isso a letra ficou conhecida como times new Roman)
José Griffo criou caracteres que fossem mais facilmente reconhecidos e que pudessem ser feitas edições de bolso. Letras eram levemente tombadas (ele era italiano por isso o caracter ficou conhecido como itálico).
Primeiras gazetas manuscritas
Como o jornal era perseguido tinha de ser anonimo e por correio para os assinantes (censura). Só foi possível com a melhoria dos correios.
ILUMINISMO
Liberdade de pensamento e consequentemente liberdade de imprensa.
Primeiro jornal foi editado em 1650 na Antuerpia = Nieuwe Tijdinghen
Foi só a partir de 1650 que surgiu o primeiro jornal impresso diário do mundo, o Einkommende Zeitungen (Notícias Recebidas) fundado na cidade alemã de Leipzig.
Jornalismo epistolar
Pessoas que se correspondiam por vontade própria com seus parentes e amigos.
Pessoas escreviam por prazer. Porque se queria. Falava do que queria. Para uma só pessoa. relativo à, próprio ou da natureza da epístola; epistólico, epístola = carta'
Jornalismo profissional
Pessoas que se correspondiam por vontade própria foram cooptados para escrever por obrigaçao, falavam de tudo, escreviam na terceira pessoa, mas ainda na forma de crônicas.
Venda de rua
Com o jornalismo profissional começou a ser necessário vender para mais gente, independentemente do correios. Tiragens maiores para amortizar os custos e diminuir o preço unitário. Peridiocidade desses jornais era hebdomadário (= semanal), quinzenal, mensal ou irregular. Foi só a partir de 1650 que surgiu o primeiro jornal impresso diário do mundo, o Einkommende Zeitungen (Notícias Recebidas) fundado na cidade alemã de Leipzig.

Nenhum comentário: