23/02/2010

Como falar em público

COMO FALAR EM PÚBLICO
TÉCNICAS E HABILIDADES DE COMUNICAÇÃO PARA APRESENTAÇÕES

IZIDORO BLIKSTEIN

Site: www.falarbemempublico.com.br
Email: livro@falarbemempublico.com.br

Resenha: a dificuldade de expressar-se bem em entrevistas de emprego, reuniões, debates ou palestras é comum para a maioria das pessoas. esse livro apresenta as técnicas necessárias para obter sucesso na comunicação pública. Izidoro Blikstein, professor de comunicação da USP e da FGV, ensina a fazer apresentações claras, atraentes e eficazes,tratando tanto dos movimentos corporais e da escolha das palavras como da superação do medo e da conquista da confiança do público ouvinte. A obra, de grande consistência teórica, é um excelente manual para os cursos de graduação, além de ser importante para aprimorar o desempenho de profissionais de comunicação, professores, políticos e gestores.

Objetivo: ajudar a vencer medo e fazer apresentacoes claras, bem articuladas, concisas e atraentes.

Falar em público é habilidade que adquirimos com prática, treinamento e aplicação dos pontos de honra da comunicação: ficha mental bem planejada e ensaiada; uso de estratégias de persuasão; eficácia da expressão verbal e corporal; utilização correta e funcional dos recursos audiovisuais; estilo claro, fluente e conciso; domínio dos ouvintes e do cenário.

Improviso e falta de planejamento são os pecados mortais que causam o constrangimento, o medo e a inibição.

Não é livro de oratória. Conscientizar leitor de suas qualidades de expressão verbal e corporal e evitar falhas, cacoetes e ruídos que podem prejudicar a comunicação.

Poeta nascitur, orator fit = o poeta nasce, o orador se faz

Na comunicação coloquial o principal é poder de maneira informal e espontãnea manter contato com os outros, trocar idéias, compartilhar ou discordar da opiniao dos interlocutores e expressar penssamento e emoções.
Nao há um único e determinado falante que se dirige a um grupo de ouvintes. A palavra é de todos.

Mais do que informar, a tarefa fundamental do orador é de natureza estratégica: persuadir o público. Assim, orador deve conhecer bem seu público alvo e planejar e produzir um discurso que gere efeitos positivos nesse público. Orador deve passar uma imagem de competencia, empatia e segurança

Medo: o grande ruído na comunicação.

Alea jacta est = os dados estão lançados (Julio César)

Ganchos: um tempero indispensável...quando adequado. É preciso que o gancho tenha um nexo coerente e lógico com o conte~udo da mensagem.

Dois ruidos demolidores: falta de percepção e falta de empatia.

Cacoete é uma espécie de muleta da fal que preenche o vazio da fala, para disfarçar as hesitações, para encontrar o fio da meada.

PONTOS DE HONRA DA COMUNICAÇÃO
1. planejamento, ficha mental e ensaio
2. persuasão
a. Conviccão e segurança
b. Empatia
c. Credibilidade
3. Expressão verbal, corporal e recursos audiovisuais
4. Estilo
a. Correção gramatical
b. Clareza
c. Fluencia
d. Concisão
e. Adequação do nível ou registro linguístico
5. Domínio do ouvinte e do cenário
a. Autopercepção
b. Percepção do ouvinte e do cenário
c. Interação com o ouvinte e com o cenário
d. Saber ouvir.

RECEITA PARA FALAR EM PÚBLICO
FICHA MENTAL roteiro para guiar o comunicador
- inventario levantamento de informações, ganchos e recursos audiovisuais
- seleção das informações relevantes
- costura: organizar a mensagem em uma sequencia lógica
- distribuição proporcional do tempo e dos recursos. Importante investir tempo na conclusão, possivelmente será mais lembrado do que todo o resto

Tenha fichas mentais prontas sobre os assuntos e temas que envolvam suas atividade bem como sobre os objetivos da organização e sobre uma auto-apresentação.

SIMULAÇÃO DE PERGUNTAS
TRATAMENTO DO OUVINTE PELO NOME
SOCIALIZAÇÃO DAS PERGUNTAS: explore de maneira positiva as interrupções
NÃO SE ATRAPALHE COM RUÍDOS: procure interagir com os ouvintes
ENSAIE E MEMORIZE A FICHA MENTAL
FICHA-COLA palavras ou frases-chave que sirvam como lembretes sobre a sequencia das apresentacoes, diferencie os pontos essenciais daqules que poderão ser descartados no caso de falta de tempo.
PROCURE CONHECER O CENÁRIO E O OUVINTE
VISUALIZE E ALIVIE A MENSAGEM: mantenha contato visual, seja conciso, enfatize com gestos, utilize entonação, pausas e ganchos para destacar os ganchos e os principais argumentos...
GANHE O OUVINTE ganchos na abertura e na conclusão, na abertura pex. Mostrar foto e pedir para ouvinte determinar o tema, na conclusão planejar algo que marque o público, uma pergunta provocante, uma citação, uma reflexão, uma imagem...
EMPREGUE VOCABULÃRIO AO ALCANCE DE TODOS
DE UM TOQUE HUMANO utilize termos emotivos e crie empatia, mexa com o ouvinte provocando respostas a perguntas dirigidas

Precauções
Procure ter uma visão global e crítica da situação
- estar em sintonia com o repertório do ouvinte
- evitar estereótipos
- avaliar o contexto da comunicação
- evite ruidos como comentarios depreciativos, projetor ligado sem necessidade, anotações impertinentes na lousa, objetos pessoais desorganizados, vestuario desalinhado.

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