06/07/2009

Unificações e a Nova Balança de Poder na Europa

Unificações e a Nova Balança de Poder na Europa
JOLL, J. Europe since 1870. Cap. 1
KISSINGER, H. Diplomacy. Cap. 5
(FALTA: ler os três primeiros capítulos da era dos impérios)

Unificações e a Nova Balança de Poder na Europa. 1
UNIFICAÇÃO ITALIANA.. 1
PIEMONTE = CONGRESSO DE VIENA.. 1
1815 e 1830 = liberais e iluministas. 1
1830 = José Mazzini 2
1948 = rei Carlos Alberto do Piemonte. 2
Vitor Emanuel = Camillo Cavour 2
Garibaldi e os 1000 camisas vermelhas. 2
UNIFICACAO ALEMÃ.. 2
Confederação do Reno. 2
JUNKERS = REFORMA AGRÁRIA.. 2
CONGRESSO DE VIENA= COMPROMISSO PRÚSSIA AUSTRIA =CONFEDERACAO GERMANICA 2
ZOLLVEREIN=UNIFICAÇÃO ECONÔMICA DEPOIS POLÍTICA.. 2
1862=Otto Von Bismarck= chanceler da Prússia. 3
CRISE DOIS DUCADOS = SCHLESWIG e HOLSTEIN = GUERRA DAS 7 SEMS. 3
1870 = GUERRA FRANCO-PRUSSIANA.. 3
UNIFICACAO PELO ALTO.. 3
ALSÁCIA E LORENA.. 3
PNA ALEMANHA = BISMARK X GDE ALEMANHA = HITLER.. 3
NOVA BALANÇA DE PODER NA EUROPA.. 4
1848 FIM ERA DAS REVOLUÇÕES INICIO DA ERA DO CAPITAL. 4
PRIMEIROS PARTIDOS POLÍTICOS. 4
CAPITALISMO LIBERAL (ERA DAS REVOLUCOES) → CAPITALISMO MONOPOLISTA (ERA DOS IMPÉRIOS) 4
UNIAO MILHO AÇO = MEDIDAS PROTECIONISTAS 1879 + LEIS ANTI-SOCIALISTAS. 5
PSD ESTADO DENTRO DO ESTADO.. 5
BISMARK PARA BLOQUEAR PSD CRIA LEIS TRABALHISTAS. 5

UNIFICAÇÃO ITALIANA
Os italianos estavam divididos em cidades estados e não produziram uma unificação na mesma época dos Estados vizinhos. Isso dificultou a vida nacional da Itália, uma vez que se tornou conveniente para os estados vizinhos a fragmentação italiana.
PIEMONTE = CONGRESSO DE VIENA
Fim das guerras napoleônicas = congresso de Viena = reestrutura a Europa
A Itália (que estava ocupada pelos franceses) volta a ser divida em 8 estados e desses estados, apenas 1 era governado por italianos, o Piemonte.
1815 e 1830 = liberais e iluministas
Entre 1815 e 1830, as elites italianas continuaram a pensar em termos liberais e iluministas. Queriam unificar o Estado, mas não queriam nenhum tipo de influência popular, para evitar a radicalização. As duas ressurreições, com apoio popular de 1820 e 1830 são facilmente controladas.
1830 = José Mazzini
José Mazzini, o movimento jovem Itália, formado por republicanos, diferentes daquilo que defendiam os liberai, que queriam forma um Estado a partir da revolução popular. Esses republicanos não conseguiram atingir seus objetivos, não conseguiram formar um Estado republicano, mas sua pressão forçou os liberais a buscarem mais rapidamente a unificação italiana.
1948 = rei Carlos Alberto do Piemonte
rei Carlos Alberto do Piemonte inicia um luta contra os austríacos com vistas a expulsa-los. Ao mesmo que ocorre uma constituição no Piemonte, procura-se explorar a fragilidade das posições austríacas. Porém, não recebe os apoios necessários. O apoio necessário seria o apoio do papa, por outro lado o apoio de Mazzini afasta todos os liberais. Isso enfraquece o rei Carlos Alberto que abdica em favor de seu filho, Vitor Emanuel. Esse fato inicia uma nova fase no processo de unificação. Para sanar a crise política, Vitor Emanuel se volta para uma solução científica, a arte política de Camillo Cavour, que tinha um projeto de unificação na Itália.
Vitor Emanuel = Camillo Cavour
Esse projeto estava baseado na premissa de que os italianos, por si só, não teriam forca de promover seus anseios de unificação, o ressurgimento. Era necessário apoio político das grandes potências européias, e isso faz com que Cavour introduza o Piemonte em todos os grandes acontecimentos da Europa, participa da guerra da Criméia, procura obter o apoio de Napoleão III. Outro apoio que Cavour busca é o apoio econômico da Inglaterra, recorrendo aos investimentos ingleses. Napoleão III hesitava dar seu apoio aos italianos, todavia acabou sendo persuadido a dar seu apoio ao Piemonte em sua guerra contra a Áustria em 1859.
Garibaldi e os 1000 camisas vermelhas
O apoio de Napoleão não foi completo, assinou a paz de Villafranca com os Asutríacos, mas foi suficiente para que o Piemonte anexasse a Lombardia e o reino das Duas Sicílias com a expedição de Garibaldi e os 1000 camisas vermelhas com o apoio dos pequenos Estados na região, proclamasse, em 1861, a criação do Reino da Itália.
Várias anexações depois em 1867, quando foi anexada a Venécia como resultado da guerra da Prússia com o Império Austríacoe em 1871, guerra da Franco-prussiana foi anexada Roma.
UNIFICACAO ALEMÃ
Assim como a Itália, eram os germânicos divididos entre inúmeros pequenos Estados, quando do Tratado de Westfalia, em 1648, as grandes potencias de Europa, França, Império Austríaco e Suécia, selaram um acordo que pretendia manter os Estados prussianos (hj alemães), mais de 300, divididos.
Confederação do Reno
Unificação parcial = Era uma região sensível, de desenvolvimento industrial. Quando terminam as guerras napoleônicas, a questão dos Estados Alemães se torna importante no Congresso de Viena.
JUNKERS = REFORMA AGRÁRIA
Na Prússia, em 1810, os setores mais esclarecidos da região, iniciaram um processo de modernização da Prússia. O ministro Stain executou uma reforma agrária de cima para baixo com vistas a liquidar o feudalismo, que afasta os setores populares e beneficiava os grandes proprietários, os Junkers. Essa reforma agrária modernizou a agricultura, introduziu o regime de assalariamento, tudo isso sem contrariar os interesses dos latifundiários. Outro ponto da modernização da Prússia foi a reforma educacional, que reforçava o ensino médio e produzia a formação de técnicos.
CONGRESSO DE VIENA= COMPROMISSO PRÚSSIA AUSTRIA =CONFEDERACAO GERMANICA
O problema da unificação, entretanto, era político. Isso se conclui a partir da verificação de que havia dois Estados que competiam pela unificação da Alemanha, desde o início do processo. Essas potências eram a Prússia e Áustria, que no Congresso e Viena, chegam a um compromisso. Em primeiro lugar haveria a diminuição dos Estados alemães. A Prússia foi beneficiada com a anexação de diversos micro-Estados. Para se manter o equilíbrio se organizou a confederação germânica em 1815, que era composto por 36 Estados.
ZOLLVEREIN=UNIFICAÇÃO ECONÔMICA DEPOIS POLÍTICA
Os prussianos a partir de 1815, resolvidos as questões de fronteiras, iniciam um grande esforço político-administrativo para integrar o território recém conquistado. Esse esforço se dá até 1818, quando se pode dizer que o Estado prussiano está consolidado. A Prússia então começa a propor aos estados germânicos vizinhos a formação de uma área de livre comercio, para ampliar o mercado. Em 1834, essa área de livre comércio já possui grande complexidade e os Estados dessa área criam a união aduaneira, chamada Zollverein, que representava 25 Estados e 26 milhões de pessoas. Com o Zollverein as fronteiras praticamente desapareceram.
OBS: União aduaneira é uma área de livre comércio na qual se acrescenta uma tarifa externa comum.
No Zollveirein, houve abolição dos direitos alfandegários internos sobre matéria prima, foi adotado um mesmo sistema alfandegário interno em todo o grupo, Houve unificação de moedas pesos e medidas, foi criada uma burocracia para supervisionar o comércio.
1862=Otto Von Bismarck= chanceler da Prússia.
Bismarck era um Junker, proprietário de terras do Leste da Prússia.
Curiosidade os junkers possuíam hábitos muito peculiares festas da Cerveja e o duelo. Todos mostravam com muito orgulho os ferimentos do duelo. O próprio Bismark possuía o pescoço todo cortado. Isso dava-lhes uma identidade muito própria que os diferenciava do resto da população.
1867 = Constituição com sufrágio universal
CRISE DOIS DUCADOS = SCHLESWIG e HOLSTEIN = GUERRA DAS 7 SEMS.
A complicação estava na questão de a soberania desses dois ducados estarem sobre a soberania do rei da Dinamarca e não do Estado dinamarquês, mas serem dois estados alemães, e não podiam ser separados. Essa condição foi reafirmada em uma conferencia em Londres havida em 1852. Em 1863, o Frederico VII, da Dinamarca, resolve quebrar as regras e o problema é levado a Confederação Germânica e Prússia e Dinamarca resolvem dar um ultimato a Dinamarca. A disputa militar se inicia em Janeiro de 1864, que termina em Junho com a derrota dinamarquesa. Os vencedores dividem os espólios e Holstein fica para a Áustria e Schelswig fica para a Prússia. Em 1866, há outra crise, na qual Prússia e Áustria se desentendem sobre a administração dos dois ducados, situação forcada por Bismarck. Prússia e Áustria entram em guerra em 1866, que ficou conhecida como guerra de 7 semanas, com a derrota da Áustria. Isso foi possível com o uso das ferrovias construídas na década de 50 e 60. Na batalha de Sadoba, foi assinado o tratado de Praga, que determinava que a Áustria reconhecesse a dissolução da Confederação Germânica e não se oporia a uma nova organização da Alemanha da qual ela não faria parte. Reconhecia ainda a anexação dos dois ducados pela Prússia. A Prússia incorporou Hanouver, Herss, Nassau e Frankfurt. A Áustria entrega a Venécia para Cavour, que apoiou a Prússia nessa guerra. Foi dessa data em diante que o império Austríaco se tornou Austro-Húngaro, pois os húngaros se aproveitando da fragilidade de Viena, se insurgiram e exigiram autonomia do império e Budapeste se tornou a segunda capital do império. Com isso os Prussianos formaram a Confederação Germânica do Norte e só não unificaram totalmente o país, porque os Estados Católicos do Sul, bastante ligados a Franca e de economia agrícola não aderiram a investida contra a Áustria. Bismarck assinou com os três Estados do sul tratados militares que pregavam a mútua defesa e ajuda em caso de ataque estrangeiro.

Para unificar os alemães do sul era necessária uma nova guerra. Essa guerra não poderia ser entre os Alemães.
1870 = GUERRA FRANCO-PRUSSIANA
A Franca perde a luta e Napoleão III é capturado pelo exército Prussiano. A guerra continua e os germânicos libertam Napoleão III, uma vez que os próprios franceses não aceitaram Napoleão III de volta. Paris é cercada e a falta de comida forca os franceses a se entregar.
No salão dos espelhos no palácio de Versalhes foi feita a coroação de Guilherme I como imperador alemão.
Depois da saída dos alemães de Paris, ocorre a comuna de Paris.
UNIFICACAO PELO ALTO
A unificação alemã é feita sem o povo e sem os liberais, que eram contra a utilização extensiva de forcas armadas. O processo foi completado pelos Junkers e a coroa. O Estado alemão nasce com uma divisão muito clara: a economia ficaria com os liberais e a política com os conservadores. Foi uma unificação feita pelo alto, os conservadores se mantêm no poder, a formação do Estado Nacional em outros países significou a ascensão da burguesia. O novo estado era conservador e altamente militarizado, com uma economia muito poderosa.
ALSÁCIA E LORENA
ricas em carvão. Bismarck sabia que os franceses iriam querer revanche e para isso optou deixar a Franca bem fraca para que não pudesse revidar. Essa política foi posta em prática com a cobrança de uma indenização de guerra bastante alta e com uma enorme militarização da renânia.
PNA ALEMANHA = BISMARK X GDE ALEMANHA = HITLER
1871 = Estado Alemão.
Bismarck forma a chamada a pequena Alemanha, constituída por apenas estados alemães. Quem opta por construir a grande Alemanha é Adolf Hitler, anexando Estados onde houvesse alemães. Bismarck considerava a Alemanha uma potência geopoliticamente satisfeita.
NOVA BALANÇA DE PODER NA EUROPA
1848 FIM ERA DAS REVOLUÇÕES INICIO DA ERA DO CAPITAL
1848, segundo Hobsbawn, termina a era das revoluções, fim das revoluções travadas contra o feudalismo .
A partir de 1848, é o mundo capitalista se consolida.
Ainda em 1848, Marx e Engels produziram o manifesto comunista.
Já nas revoluções de 48, havia as idéias socialistas no seio dos trabalhadores, com os conflitos entre capital e trabalho. Nessa época ainda não havia marxismo. Só com a morte de Marx (1885) o movimento da classe trabalhadora se faz em direção ao marxismo.
PRIMEIROS PARTIDOS POLÍTICOS
No início da década de 1860, em 1863, é criada a primeira organização política de cunho socialista, em Leipzig, a Organização Geral dos Trabalhadores Alemães. O ideólogo dessa associação era Fernando Lassalle (o constitucionalista). Essa associação está na raiz do primeiro partido político na Alemanha. Marx e Lassaly não se entendiam. Ambos eram socialistas, mas suas concepções de socialismo eram completamente diferentes. Para o Marx, o socialismo viria da revolução proletária, para Lassalle viria com a obra do Estado, era necessário unificar a Alemanha por meio da forca do Estado prussiano e não por meio democrático como Marx pensava.

Em 1869, foi criado o Partido Socialista dos Trabalhadores na Saxônia Esses dois movimentos eram rivais, mas acabaram se unindo em 1875, devido a unificação e o fato da burguesia alemã acabou se aproximando de Bismarck. O movimento operário cresceu bastante, sendo uma dor de cabeça para o chanceler, pelo grande número de greves que esses operários realizavam. Em 1871, foram 212 greves e em 1873 foram 260 greves. A forca do movimento operário era crescente.

A união dos dois partidos cria o Partido Social democrata Alemão (PSD)
CAPITALISMO LIBERAL (ERA DAS REVOLUCOES) → CAPITALISMO MONOPOLISTA (ERA DOS IMPÉRIOS)
Em 1873, há o início de uma crise importante no capitalismo mundial que dura até 1896. Essa crise leva a superação do capitalismo concorrencial e conduz o capitalismo a sua faze monopolista. Segunda revolução industrial ou revolução científica, com a mudança do padrão energético petróleo da produção capitalista, mudança tecnológica na química na siderurgia, mudando a paisagem das cidades. É também o início do capitalismo financeiro. É a era da sociedade anônima e o fim da chamada empresa familiar.. A crise de 1873 a 1896 é uma crise diferente, que se dá em meio ao crescimento econômico. A crise se apresenta não na forma de superprodução, mas na forma de um lucro muito inferior ao que se pretendia. Há uma enorme concorrência e o mundo se torna pequeno para tanta produção. Daí o protecionismo e a expansão para o exterior em busca de matérias primas e mercados. O mercado internacional deixou de ser livre concorrencial e passou a ser oligopolista.

Na Alemanha, em 1873, há o pagamento da dívida de guerra francesa a vista. É um momento complexo no qual há crescimento econômico e tecnológico e também crise. Não é crise de superprodução é crise de lucros. Expectativas superiores ao que se realiza não justificando o investimento. A crise provoca uma enorme agitação no meio operário o que dá grande forca ao PSD.
Bismarck então apresenta a idéia de restringir a ação do PSD, propõe um conjunto de leis chamadas de leis anti-socialistas.

Invenção do navio frigorífico permitiu que Argentina pudesse exportar carne verde.

Luta por mercado consumidor e fontes de recursos = IMPERIALISMO
UNIFICAÇAO ALEMÃ = DESLOCA BALANCA DE PODER
Alemanha se unifica derrotando o país mais poderoso da Europa a França. Por isso Bismark considera Alemanha uma nação geopoliticamente satisfeita.
REALPOLITIK = CONSERVADORA= MANUTENCAO STATUS QUO
1871-1890 = REALPOLITIK = ALEMANHA É SATISFIED POWER!
A diplomacia de Bismarck = não visava a nenhuma conquista nem dentro nem fora da Europa.
Ameaça para a unidade alemã (foco da política bismarkiana) era o revanchismo Frances.
Bismarck = objetivo = isolamento da franca = não podia se aliar à Rússia. Isso representaria uma guerra em duas frentes.
DREIKEISERBUND
Bismarck se aproxima do império austro Húngaro e do império Russo e em 1873, propõe a aliança dos três imperadores. França república que ameaça monarquia. Essa aliança foi refeita duas vezes por Bismark.
DISTRIBUIÇAO DE PODER NA EUROPA
IMPERIO ALEMAO
IMPERIO RUSSO
IMPERIO AUTRO-UNGARO
INGLATERRA
FRANÇA

(todas monarquias menos a França que era república)
Se houvesse equilíbrio na Europa a Inglaterra só se preocuparia com os mares.

Potencia de 2ª. Ordem Itália oscilando ora de um lado ora de outro.
NACIONALISMOS = POLÍTICA DAS ALIANÇAS
A entente dos três imperadores é difícil de ser mantida em virtude do nacionalismo. O final do século XIX é um período das nacionalidades se torna um fator político de importância crescente. O capitalismo que elevava a educação urbana e do citadino eram favorável aos nacionalismos. Os impérios mais vulneráveis a essas mudanças eram o império Austro-Húngaro e Otomano. O princípio da nacionalidade era prejudicial a liga dos três imperadores porque criava atritos entre os impérios Russo e Austro-Húmgarp.
O Império russo pretendia aumentar sua influencia as custas do Império Turco-Otomano (saída para o mar).
Risco da Rússia se tornar uma potência militar e comercial no mediterrâneo = ameaça para ingleses (supremacia nos mares) (ensinar o urso a nadar)= fizeram um tratado para proteger o império turco otomano. Todas as vezes que os russos tentaram se assenhorear dos estreitos a Inglaterra interveio. Prova disso foi a guerra da Criméia (1854) e o apoio inglês ao Japão no final do século XIX, para impedir o fortalecimento russo no pacífico. Os dois impérios o russo e o austro-hungaro se chocavam nos Bálcãs e no império otomano.
UNIAO MILHO AÇO = MEDIDAS PROTECIONISTAS 1879 + LEIS ANTI-SOCIALISTAS
O PSD iniciou um tipo de ação política que não se restringia ao parlamento, ia as ruas. Nesse projeto, Bismarck enfrentou a objeção dos liberais que temiam pelo fim da expressão individual e coletiva. Nesse cenário, Bismarck muda sua base política, negociando com os liberais nacionais. A Alemanha sofria, durante a crise, com a concorrência dos EUA no mercado de cereais. Na Europa Oriental toda há um enorme número de imigrantes que vão para os EUA. Outro mercado em que a Alemanha sofre com a concorrência americana é a área da siderurgia. Assim os liberais nacionais aceitam votar a favor das leis anti-socialistas, desde que Bismarck elevasse a taxa alfandegária para proteger as produções nacionais de milho e de aço. Isso ficou conhecido como a união do Milho com o aço. As medidas protecionistas começam em 1879 e o livre comércio vai declinando, uma vez que as medidas anti-socialistas são aprovadas em 1878. Entre 1878 e 1890 vigoraram as leis anti-socialistas, que proibiram as passeatas, os comícios, as bandeiras e a imprensa. Ou seja, o PSD deveria se comportar como os partidos liberais = fazer política só dentro do parlamento.
PSD ESTADO DENTRO DO ESTADO
Depois de 1890, as leis anti-socialistas irão ser ironicamente chamadas de leis socialistas, uma vez que foi na clandestinidade que o PSD teve um enorme crescimento.
O PSD é um partido marxista e Engels acompanhava toda a evolução do partido e foi acompanhando todas as mudanças do capitalismo e reconhece que as lutas sociais não poderiam mais ser travadas como eram em 1848. Assim, isso refletia na teoria socialista. Houve uma ainda maior tendência evolutiva e darwinista na teoria o socialista. O capitalismo de crise em crise ira se inviabilizar, mas nunca especulou esse processo, o fim capitalismo e o início do socialismo. Quem proporia uma resposta a esse problema seria Lênin em 1917, que defendia que o processo de constituiria via a revolução. Nesse sentido era importante para que o PSD produzisse quadros capazes de levar a diante a transformação socialista. A clandestinidade e o esforço voltado para produzir quadros fizeram o PSD um partido com uma estrutura enorme, sendo considerado um Estado dentro do Estado.
BISMARK PARA BLOQUEAR PSD CRIA LEIS TRABALHISTAS
O Bismarck propõe as leis trabalhistas, para demonstrar aos trabalhadores que eles não precisavam do PSD, eles possuíam o Estado alemão. À política do chicote Bismark apresenta a política do bico doce.
Congresso de Berlin de 1884
Para garantir equilíbrio entre as potencias imperialistas.
Potências européias estabeleceram as regras sobre a partilha da África. a burguesia alemã ficou enlouquecida porque Bismarck não colocou a Alemanha na corrida colonial. Para evitar atritos na Europa, a Alemanha era uma potência satisfeita.
LIMITAR A CORRIDA IMPERIALISTA
Evitar que os convlitos cloloniais contaminassem o sistema europeu
EM 1884 = FORMA-SE A TRIPLICE ALIANÇA
Inglaterra = a pérfida Álbion (Inglaterra) deusa celta por seu comportamento errático com relaçao às outras potencias mantém-se afastada do sistema europeu
GUILHERME II WELTPOLITIK
Em 1890, o Guilherme II é coroado imperador. Pretexto para tirar Bismark foi não renovar as leis anti-socialistas. Bismarck renuncia. Guilherme vai além de Bismark nas concessões trabalhistas e previdenciárias.
Projeção da Alemanha na Europa e na África. Interesse imperialista
O primeiro problema da nova política externa alemã aparece em 1891. O tratado de ressegura tinha a duração de três anos e deveria ser renovado em 1891. Guilherme II dizia que esse tratado era irracional, uma vez que apoiava o império austro-húngaro que pretendia se expandir para os Bálcãs e apoiava a Rússia que possuía a mesma intenção e negou-se a renová-lo.
Nesse momento a Franca não perdeu tempo. Em 1892, o governo Frances inicia negociações entre a franca e a Rússia que culmina com a aliança franco-russa de 1894.
Protecionismo e nacionalismos crescentes.

• NAVALISTAS = DE VON TIRPITZ
• CRISES DO MARROCOS
• GUERRA DAS FERROVIAS
• Projeto alemao inviabiliza projeto ingles e vice e versa ferrovia BERLIM – BAGDA inviabiliza a CABO – CAIRO (Cecil B. Rodhes = que deu origem ao nome Rodesia)


Espartaquistas = rosa de Luxemburgo e Libtneck (racha do partido do partido social democrata)
Lênin esqueve livro “o que fazer”
x
O Putin da cervejaria = Hitler preso durante esses 6 meses

Nenhum comentário: