21/06/2009

REVOLUCAO FRANCESA

REVOLUÇÃO FRANCESA
HOBSBAWM, E. A Era das Revoluções (1789-1848). Cap. 3

Laboratório político da modernidade: experimenta liberalismo, constituição, livre mercado, etc.

REVOLUÇÃO FRANCESA.. 1
ANTECEDENTES. 1
SOCIEDADE ESTAMENTAL. 1
CRISE ECONOMICA.. 1
CRISE POLITICA.. 1
POR QUE A REVOLUÇÃO DEMOROU TANTO = Faltava “LUZ”. 2
TRES FASES. 2
MODERADA = MONARQUIA CONSTITUCIONAL = 1789-1792. 2
- QUEDA DA BASTILHA.. 2
- Revolução sai do controle qdo rei foge = NOITE DE VARREINES. 2
- BATALHA DE VALMY.. 2
RADICAL = 1793 (ano 1)-1794. 2
CONSERVADORA = 1795-(ANO 3)-1799 (REAÇÃO TERMIDORIANA = REPUBLICA DOS PROPRIETÁRIOS) 2
- BABEUF = Conspiração dos iguais (socialista) 2
- 18 BRUMARIO.. 3
DETALHES (LER SE TIVER TEMPO) 3

ANTECEDENTES
SOCIEDADE ESTAMENTAL
(1º, 2º. E 3º. ESTADO) = Só terceiro estado era pagador de impostos por isso 3 estado era o único revolucionário = problema 'e a HETEROGENEIDADE do 3 estado = alta burguesia para conseguir reforma política precisa arregimentar plebe urbana, sans cullote e camponeses então, por isso, reivindica transformações econômicas e sociais
ate a CONVENCAO NACIONAL = SUFRAGIO UNIVERSAL = não se pode falar em GIRONDINOS (reforma política monarquia constitucional) E JACOBINOS (reformas econômicas e sociais republica) = ate a convenção tem de se falar em alta e baixa burguesia
CRISE ECONOMICA
AGRICULTURA = CRISE
INDÚSTRIA = DECADENTE
COMERCIO EM DECLINIO
FINANCAS FALIDAS (participação na revolta das 13 colônias)
CRISE POLITICA
Rei fraco = LUIS 16
Critica iluminista ao absolutismo (quer taxar o 1 e 2 estado) 2 estado se rebela = ASSEMBLEIA DOS NOTAVEIS = Luis 16 fraco aceita sugestão dos notáveis de convocar os Estados Gerais

no primeiro ano da revolução = grande medo e jornadas populares e queda da bastilha = em 1789 no primeiro ano da revolução o rei já concorda com a constituição

30 mil no primeiro estado
350 mil no segundo estado
24 milhões no terceiro estado

ENTÃO
POR QUE A REVOLUÇÃO DEMOROU TANTO = Faltava “LUZ”
Em 1789, o 1 e2 estado saem da jogada
A revolução se limita ao 3 estado que esta dividido
TRES FASES
MODERADA = MONARQUIA CONSTITUCIONAL = 1789-1792
ALTA BURGUESIA = REFORMAS POLITICAS = LIMITAR PODERES DO CLERO E DA NOBREZA
- QUEDA DA BASTILHA
Só para demonstrar poder
Confisco dos bens do clero = Constituição Civil do Clero
Constituição conservadora de 1791 (voto censitário e monarquia constitucional)
Fim da nobreza
Declaração Universal Dos Direitos do Homem e do Cidadao
- Revolução sai do controle qdo rei foge = NOITE DE VARREINES
- BATALHA DE VALMY
Militares da comuna de Paris = jacobinos arregimentam povo = populares derrotam austríacos = exercito invasor (não toquem num fio de cabelo do rei)
Pela primeira vez se luta por idéias não por um soberano.
Robespierre decide processar o rei e a sentença foi pela execução sumaria
RADICAL = 1793 (ano 1)-1794
JACOBINOS
CONVENCAO NACIONAL
REFORMAS ECONOMICAS E SOCIAIS
CONSTITUICAO DE ANO 1 DE ROOBESPIERE = UNIVERSALISTA = sistema métrico decimal, museu do Louvre, horas
Jacobinos mantém o poder por 14 meses da tempo de reformar completamente o Estado = Napoleão consegue paz com todos menos Inglaterra = Napoleão vai ao Egito (múmias para o Louvre pedra roseta para tradução) se separa da primeira mulher e se casa com princesa austríaca (Maria Luisa coroada Imperatriz da Franca)
• reforma agrária = camponeses da revolta Vendeia= guerra civil = massacrada eram católicos fieis apoio ao papa
• fim da escravidão
• lei do Maximo
• reforma militar
• sistema métrico
• republica sufrágio universal
TERROR = TRIBUNAIS REVOLUCIONARIOS

1794 = permite a REACAO TERMIDORIANA
MONTANHA = JACOBINOS = muito dividido
Danton queria mais moderação
Robespiere queria guilhotinar mais
Heberte achava que Robespiere guilhotinava de menos = RAIVOSOS
CONSERVADORA = 1795-(ANO 3)-1799 (REAÇÃO TERMIDORIANA = REPUBLICA DOS PROPRIETÁRIOS)
união dos girondinos com a Planície maioria sem coerência ideológica = prende Robespiere e executa sem julgamento
CONSTITUICAO DO ANO 3 = quer conservar as conquistas políticas e revogar as medidas jacobinas (econômicas e sociais)

CAOS = sucessão de golpes Sem governabilidade.
- BABEUF = Conspiração dos iguais (socialista)
Contra a perda dos direitos conferidos pelos jacobinos e revogados pela constituição nova só o exercito funciona para reprimir minimamente a sucessão de golpes

O próprio diretório termidoriano Abade Seye conspira golpe militar para fechar o congresso e mudar a constituiçao.
- 18 BRUMARIO
GOLPE MILIITAR = AGENDA REVOLUCIONARIA GIRONDINA = Napoleão

DETALHES (LER SE TIVER TEMPO)
Acontecimentos que contribuíram para o fim do ciclo de prosperidade:
Participação da guerra de independência dos EUA. O Estado Frances gastou muito dinheiro nessa guerra.
Tratado de livre comércio com a Inglaterra de 1786. Esse tratado estipulava que a Inglaterra abria seu mercado para os vinhos franceses e a Franca abria seu mercado para as manufaturas inglesas. Isso atinge duramente as manufaturas francesas que não tinham a mesma produtividade das inglesas.
Más colheitas dos anos de 87 e 88. A economia como um todo dependiam do bom desempenho da agricultura. O preço do pão aumentava, a carestia aviltava o custo de vida da população e da produção manufatureira que tinha que elevar os salários para repor o nível mínimo de reprodução da mão-de-obra.
Esses fatos levaram a crise econômica o que pressionava o déficit comercial e governamental da Franca. Para cobrir esses déficits o governo recorria a empréstimos bancários e a dívida ia se acumulando. Os ministros da economia franceses, que provinham da burguesia, começavam a se convencer de que nada salvaria as finanças nacionais a não ser uma profunda reforma tributária, na qual a nobreza e o clero teriam que passar a pagar impostos. Essa constatação e a resistência dessas classes em pagar tributos foi a faísca da revolução.

Sob pressão, Luis XVI consulta o parlamento de Paris e o Parlamento diz que a decisão de se taxar a nobreza deveria ser tomada pelos Estados Gerais. Essa convocação foi prontamente aceita em 1787. Os Estados gerais eram o antigo parlamento do reino e fazia mais de 150 que o reino não era ouvido, o rei governava dando satisfação somente a Deus.

(Texto: o que é o terceiro estado do Abade de Seye). O terceiro Estado é tudo, as outras duas ordens não são nada, nada produzem (mas decidiam por todos).

Já na abertura dos Estados Gerais, o terceiro Estado faz uma objeção que era pautada na incongruência daquela situação com a tradição que previa o voto por ordem e não proporcional ao tamanho de cara classe. Os deputados do terceiro Estado solicitaram ao Rei que dobrasse o numero de seus deputados o que Luis XVI atende prontamente. O rei assim o faz porque o voto era por ordem. Após ter conseguido a duplicação para desgosto do rei, os deputados do Terceiro Estado pedem o voto por representante. Com isso o Rei não concordou. O Terceiro Estado fincou o pé, jurou unidade e em 9 de Julho autoproclamou-se Assembléia Nacional Constituinte e logo criou-se uma guarda nacional para protegê-la (Marques de Lafayette). Com isso o Terceiro Estado dava início ao processo revolucionário, uma vez que colocava toda a estrutura político administrativa do reino em suspenso. (Seria apenas uma REVOLUCÁO DOS ADVOGADOS, em prol de uma monarquia constitucional, se o rei não tivesse fugido).

A Monarquia começa mobilizar as forcas armadas e é nesse momento que o povo de Paris inicia as demonstrações de rua (Passeatas, comícios, Marchas). Essas manifestações culminam com a invasão da Bastilha
A revolução começa na cidade de Paris com a tomada da Bastilha, mas isso refletiu no resto da Franca e provocou o Grande Medo, foi a revolucao no interior do país.
Antes do fim da Assembléia Constituinte, votou-se pelo fim dos privilégios feudais e em 26 de Agosto de 1789 a Assembléia declarou os Direitos do Homem e do Cidadão, na qual garantiu-se o direito de propriedade (Direito Naturais do Homem), a soberania emanava do povo, etc. Essa declaração antecede a constituição e aponta a direção política da Franca hj.
Em outubro de 1789, começa o trabalho da constituinte que será concluído em Setembro de 1791. Com o início dos trabalhos da constituinte inicia-se a Primeira Fase da Revolução Francesa, a chamada Monarquia Constitucional.
Qual constituição prepararam os constituintes: No plano social, elaboraram uma constituição que primasse pela igualdade de direitos. No plano econômico, prezava a liberdade completa de produção e circulação de bens assim como a não interferência do Estado na economia. Dava fim as corporações de ofício, unificava os pesos e as medidas e proibiu os sindicatos, introduziu o papel moeda. A constituição introduzia uma ordem liberal. No plano religioso, separou-se o Estado da Igreja e instituiu a liberdade de crença. Também elaborou a constituição civil do clero (que deu problema, uma vez que Roma não podia nomear, apenas indicar os bispos e cardeais na Franca). No Plano político, realizou a separação dos poderes e instituiu o princípio da representatividade por meio das eleições (indiretas, voto censitário).
Quando os constituintes já estavam bem avançados em seu trabalho, ocorre um fato inesperado: Luis XVI tenta fugir e foi descoberto em Varrene. Isso desestabiliza o processo, uma vez que Luis XVI perde totalmente a legitimidade. Os próprios constituintes tentaram desmentir que o rei havia fugido, porque isso os obrigaria a discutir a republica, ponto que nenhum constituinte queria debater.
O povo, entretanto, não acredita nisso. Em julho de 1791, há uma grande manifestação popular no campo de Marte, hostilizando o rei. A guarda nacional atira na multidão, e cria uma divisão entre as forcas revolucionárias. Em setembro de 1791 Luis XVI jura a constituição (primeira constituição do período), mas as dissensões já estavam a caminho.
OBS: Há 4 constituições no período revolucionário. A primeira é a de cunho liberal em 1792, a segunda é de cunho democrático de 1793, também conhecida como jacobina. A terceira é de 1795, que marca a volta do viés liberal a ordem jurídica francesa e a quarta é de 1800 com Napoleão.
Algo é importante lembrar. Em 1791, a crise econômica persiste e os países vizinhos, ao contrário daquilo que pensavam no início da revolução, começam a se preocupar e mobilizar suas tropas e levá-las para a fronteira = potencial invasão externa = forcas políticas passam a ser fortemente dividas entre o que ficou conhecido como Girondinos e Jacobinos. OBS: Nessa época não havia partidos políticos, eram correntes de opinião.
A primeira defendia a tese que a situação econômica se resolveria pela própria movimentação do mercado. Eram os liberais. Também defendiam a tese de uma guerra preventiva.
A segunda gostaria de maior intervenção estatal e eram contrários a guerra preventiva. Robespierre, representante desse grupa mais radical, fixou uma imagem muito interessante “A guerra pode produzir um Cesar”.
OBS: Esse dois grupos foram os mais ativos nas disputas políticas, mas havia outros.
Na Assembléia Francesa quem leva vantagem são os Girondinos, deixam a economia funcionar e iniciam a guerra em 1792. Iniciam a luta porque entendiam que a guerra era uma oportunidade para movimentar a economia. Consideravam que a guerra teria o efeito de exportar as contradições nacionais. Diante da guerra se procuraria unificar o país.
OBS: A guerra começa como uma guerra preventiva e passa para uma guerra defensiva. Em 1794, a ameaça estrangeira é afastada (robespierre quer inclusive dar a rev por terminada) e começa a guerra expansionista e a partir de 1799 é uma guerra imperial.
O plano girondino de fazer guerra para unificar a franca não logra êxito. Em primeiro lugar, devia-se encontrar um exército e o único disponível era o exército real e o exército real tinha seus oficiais na nobreza, que, em sua maioria, estava no exílio. As derrotas foram se acumulando até que o povo (sans coullote) se rebelou e invadiu a prefeitura de Paris (Comuna) e se descobriu que o rei era um traidor, porque era ele quem divulgava as posições do Exército Frances para os inimigos. É aqui que se radicaliza o processo.
OBS: Os Sans Coullote são as camadas urbanas, que são articulados pelos diversos clubes/cafes existentes nas cidades. Consistiam no povo radicalizado e eram vinculados aos jacobinos.
OBS: A fonte de inspiração jacobina era Rousseau e para os girondinos era Montesquieu
Com a Comuna de Paris, dissolve-se a Assembléia legislativa e convocam-se eleições para uma Convenção Nacional, em Agosto de 1792, iniciando a segunda fase da Revolução. Com a convenção eleita surgiu o problema de o que se fazer com o rei. Decidiu-se pela decapitação do Rei, pela grande pressão dos radicais jacobinos. Com a morte de Luis XVI, foi proclamada a República em 1792. Na república foi instituído novo calendário Nessa segunda fase é iniciada a chamada república democrática e vai de Junho de 1793 a julho de 1794. É aqui que a ditadura jacobina se instaura com a expulsão dos girondinos da Assembléia Legislativa. Esse período da ditadura jacobina também é chamado de PERÍODO DO TERROR.
No Início de 1793, já se percebem forcas contra-revolucionárias simpáticas a aristocracia e a maior delas foi a da província de Vendéia.
No que tange a guerra, esta ia muito mal e as tropas estrangeiras já se aproximavam da franca. É aqui que ocorre a radicalização e se declara a pátria em perigo, convocando-se um novo exército que correspondia a nação em armas. Os soldados provenientes de Marsey vêm marchando e cantando uma música que depois ficaria sido conhecida como a Marselhesa, um canto a guerra.
Um momento importante nesse processo é a batalha de VALMY, em que esse exército popular derrota os prussianos.
OBS: Para muitos estudiosos do nacionalismo afirmam que o nacionalismo começou aí. Getts, filósofo alemão, afirmou que um mundo novo nascia em Valmy, pela primeira vez um exército se batia por uma idéia abstrata e não pelo soberano.
Os Jacobinos, também em 1793, proclamam uma nova constituição (nunca aplicada pq todo governo jacobino foi de excecao) a Constituição dizia “A finalidade da sociedade é o bem comum”.
No plano econômico os jacobinos estabelecem a política do preço máximo a todos os produtos (Choque heterodoxo), que correspondia ao congelamento de preços.
No período jacobinista tenta se pôr em prática os ideais de Rousseau e o nome mais famoso desse momento seria Robespierre. Era conhecido como incorruptível e instituiu o culto a razão. Era fortemente anti-clerical.
OBS: outros jacobinos Danton, Marat, Jean Luis David, etc.
A forca dos jacobinos estava na aliança que estabeleceram com os Sans Coullote e nela encontravam seus limites.
As medidas econômicas adotadas pelos jacobinos não surtiram efeitos (tabelamento = escassez + ágio + mercado negro) benéficos o que descontentou a população sans coullote. Os mais exaltados jacobinos começavam a pressionar pela punição daqueles que não lançavam mercadoria ao mercado e causavam desabastecimento. Os líderes populares jacobinos queriam que o governo confiscasse esses bens e punisse os produtores. Aqui estava o limite da relação entre os líderes jacobinos na Assembléia e os populares, uma vez que isso significaria ameaça a propriedade, direito natural imprescritível do indivíduo assegurado na constituição. Em marco de 1794, os jacobinos se voltaram contra esses sans coullotes enrage (enraivecidos), uma vez que os jacobinos eram burgueses radicais, não eram socialistas.
Em Abril de 1794, o bom resultado do exército repercute politicamente na Franca, juntamente com a eliminação da esquerda sans coullote (enrage), dá espaço para o surgimento de um novo grupo no movimento jacobino, liderado por Danton, Chamado Indulgentes, que pretendiam propôr a Robespierre uma frente para negociar com os liberais e por um fim no processo revolucionário. O argumento de Danton era de que a sociedade francesa não agüentava a tensão social e econômica e agora com o fim próximo da guerra não haveria mais necessidade do viés revolucionário. Assim Danton queria um novo pacto político que incluísse os liberais.
Robespierre não aceita isso e acusa os indulgentes de traição, mandando-os para a Guilhotina.
Robespierre se isola. De um lado perde a base dos sans coullote com a condenação dos enrage, de outro lado a condenação dos indulgentes retirou qualquer possível apoio que os liberais pudessem oferecer. Enfim era um governo odiado por todos.
Em 27 de Julho de 1794, Robespierre cai com o Golpe do 9 do termidor
Aqui se inicia a terceira fase da revolução, a REPÚBLICA TERMIDORIANA que vai de julho de 1794 e vai até novembro de 1799. Essa fase também é chamada de DIRETÓRIO.
Em primeiro lugar cabe observar que a República termidoriana representa a volta dos liberais ao poder. Em segundo lugar a aristocracia continua a margem do sistema político. Terceiro, quando falamos em retorno dos liberais ao poder, não estamos mais falando dos Girondinos. Nessa altura, a sociedade francesa já se encontrava em situação política e econômica diferente, muitos setores ganharam dinamismo e influência. Os liberais agora no poder não possuem nenhum laço com a aristocracia, não querem a monarquia constitucional e não suportam os jacobinos radicais.
Em 1795, os liberais elaboram uma nova constituição. Essa nova carta é bem mais restritiva em termos de participação política do que a constituição de 1791, também liberal. O sufrágio censitário é muito mais restritivo.
OBS: A República Termidoriana também ficou conhecida como REPÚBLICA DOS PROPRIETÁRIOS.
A constituição termidoriana possuía as seguintes instituições: Legislativo, divido em duas casas= conselho dos quinhentos+ conselho dos anciãos (250 deputados). Executivo = cinco diretores chamado diretório
O projeto era a estabilização da Franca, era acabar com o processo revolucionário. Em termos econômicos defendiam uma economia liberal baseada nas forcas do mercado.
Os termidorianos não conseguem estabilizar o país. Isso ocorre porque os termidorianos vão se defrontar com dois inimigos simultaneamente. A Aristocracia, que sonham com a restauração. O movimento popular, que depois de ter esfriado e perdido suas lideranças, volta a ser um ator importante, porque a economia de mercado estabelecida pelos termidorianos lhes é desfavorável. Os termidorianos acabam com todo o tabelamento de preços e redução de salários e deixa a economia funcionar segundo as leis de mercado.
Nesse momento, começam a nascer idéias socialistas, fato que não havia na república jacobina. Em maio de 1796, ocorre a REVOLTA DOS IGUAIS, liderada por Babeuf.
Assim a Franca, apesar de voltar a crescer e se estabilizar economicamente, no plano político, vivenciava grande instabilidade.
Os diretores, entre ele o Abade Seye, chegam a seguinte conclusão. Com essa constituição, não será possível governar. É preciso dar mais poder ao executivo. Essa, porém, era uma idéia pouco aceita no legislativo e precisava-se de dois terços das duas casas para se realizara reforma constitucional.
Nesse momento, Seye percebe que seria necessário um golpe para reformular o regime político. Que tipo de golpe. A idéia era utilizar um militar que fechasse o congresso, fazer nova constituição e utilizar o Exército para garantir o golpe. Começa-se então a procurar um militar com distinção para pôr o plano em prática. É aqui que começa a história de Napoleão Bonaparte.
Ao chegar na Franca após a batalha do Egito, Napoleão é convidado por Seye para dar o golpe e aceita a idéia. No dia 9 de novembros e 1799 (18 de Brumário), Napoleão reúne um grupamento e fecha a Assembléia. Com o golpe dado, Napoleão alija o grupo dos diretores e é finalizado o período da República termidoriana ou Diretório. Inicia-se o Consulado, finalizando o período da Revolução francesa. Em 1800, a Napoleão redige a nova constituição.
(Autores, para o caso de voltar prova escrita de HG)
PERIODIZACAO
REV. FRANCESA
ERNEST LABROUSSE
ALBERT SOBOUL
DETALHES
PRIMEIRA DE 3 FASES = ERA DAS INSTITUIÇOES (1789-92)
PRIMEIRA DE 4 FASES = ASSEMBLÉIA NACIONAL CONSTITUINTE (1789-91)
- QUEDA DA BASTILHA(14/7/1789)
- O GRANDE MEDO (jul/ago 1789) fuga de nobres e ataques camponeses
- DECL.DIREITOS DO HOMEM E DO CIDADAO

SEGUNDA FASE DE 4 = MONARQUIA CONSTITUCIONAL (1791-92)
- Voto censitário= cidadão ativo(vota) e passivo (não vota)
- medidas contra todos os grupos: contra nobreza feudal = liberdade de comércio / contra camponeses = cercamentos que os obrigam a alugar a terra em que produzem / trabalhadores urbanos = lei le chapelier que proibia as associaccoes / contra pequenos artesãos = fim das corporações de ofício
- constiituicao civil do clero = torna clero funcionario do estado e seculariza suas terras
- comuna insurrecional de paris (1792) = sans cullotes recebem armas dos jacobinos para defender Paris da invasão das tropas contra revolucionarias prussianas
- fim da monarquia = Luis XVI preso 1792 e guilhotinado 1793
SEGUNDA DE 3 FASES = ERA DAS ANTECIPAÇÕES (1792-95)
(antecipação de direitos como voto universal e a abolição à escravidão)
TERCEIRA FASE DE 4 = CONVENÇAO NACIONAL
REPUBLICA GIRONDINA (1792-1793)
-Revolta de Vandéia (03/1793) = movimento contra-revolucionário contra alistamento obrigatório
- Primeira Coligação (04/1793) = Inglaterra, Áustria, Prússia, Espanha, Holanda, Sardenha e Rússia
- Comitê da salvação publica = para garantir segurança liderado por jacobinos como Danton
- lei do máximo = tabelamento de produtos de primeira necessidade
- lei do máximo geral = tabelamento de todos os produtos e dos salários
- Comitê de segurança nacional = organiza exercito revolucionário composto por cidadaos
REPÚBLICA JACOBINA
- Constituição do ano I da republica (1793) = voto popular, sufrágio universal masculino
- calendário revolucionário
- confisco das terras da nobreza e abolição do feudalismo
- fim da escravidao nas colônias (importante para o HAITI = independencia = primeira republica negra)
- lei dos suspeitos julga os crimes nos tribunais revolucionarios abre precedente para o terror
TERROR
- suprimida a constituição e os direitos individuais = 1700 execuçoes em 14 meses
- radicalização do processo revolucionário com os jacobinos tendo os sans cullotes como agentes = representou uma ameaça ao poder da alta burguesia e de seu projeto liberal
TERCEIRA DE 3 FASES = ERA DAS CONSOLIDAÇÕES (1795-1815)
QUARTA FASE DE 4 = DIRETÓRIO (1795-1799)
NOVE TERMIDOR OU REACAO TERMIDORIANA
- golpe de estado girondino
- constituição do ano III (1795): voto censitário, assembléia dos 500, aasembléia dos anciãos
- monopólio da violência pelo estado= proibição dos cidadãos portarem armas, profissionalização do exercito composto por nacionais, promoção por mérito. Sufoca revoltas internas. Com as pilhagens o exercito se custeava
18 BRUMARIO (1799) = visto por alguns como o fim da rev francesa e a vitória da contra revolução interna

Nenhum comentário: