23/04/2014

ESPN NA COPA

ESPN NA COPA

Palestra 23/4/2014 na FAAP

Ana Luiza David, Diretora Jurídica da ESPN, uma das principais referências no Direito do Entretenimento. Uma business woman além de advogada, palestrou sobre os desafios e oportunidades que a Copa trouxe para a ESPN.

Desafio de equilibrar os interesses dos diversos quadrantes: talentos, profissionais, telespectadores

ESPN um ano antes já estava com 50% feito.

Aquisição de direitos: compra milionária feita em 2010. por isso tem de ter planejamento e também para enfrentar o desafio de obter retorno desse investimento e de retribuir remunerar equipe produtoras etc. E tb os patrocinadores oficiais tipo coca cola adquirem direitos de qualquer evento mediante a compra do direito de ser exibida a marca deles pelas emissoras. Pepsi fala do evento mas não pode associar sua marca ou de seus produtos nem a taça nem aos talentos nem aos jogos tem que fazer ambush marketing usar a copa criativamente para quem não consegue comprar os direitos do evento


Direito da informação se sobrepõe ao direito do particular não pode mostrar imagem dentro do estádio se for emissora de TV mas se for gravação caseira no youtube no sync na 2tela (tablet) não há o que fazer.

Contratações são diversas para que nada de errado: segurança, catering, ex jogadores narradores, vistos, operadores de câmera para cuidar da imagem que vem da EBC (filmagem é toda feita pela FIFA)

Contudo essa copa foi imprevisível. Decepção dos anunciantes
Players que investiram milhões não estão obtendo retorno (ver meio e mensagem a respeito disso)

Decepção de ao invés de o gde evento ser festa e grande fomentador de uma nova abordagem sobre o esporte fomentadora do esporte. Grupos de segurança da mais alta especialidade, CIA e FBI e exercito. Não haverá portanto grandes manifestações. Força maior como faltar luz no estádio já está nos contratos. Foge ao seu controle não precisa estar dentro do seguro. Luciano do Vale foi grande perda, tem o Teo José, mas os contratos serão mantidos. Uma vez comprada a cota de patrocínio os advogados não permitem a inclusão de um determinado talento. Justamente para evitar problemas com os talentos

Globosat e fox sports x ESPN? Seria o terceiro da fila?
Sport tv 2 está nos pacotes básicos e mini básicos. Net e Sky tinham participação da Globo. ESPN só não está no básico da NET.  A FOX acabou de chegar ao Brasil há 2 anos mas já tinha contrato LATAM da Libertadores, melhores times e melhores jogadores. Mas continua no mesmo patamar da ESPN. Copa do mundo band globo fox espn sport tv todas as 5 tem direitos da copa. Agora concorrência entre os 3, mas concorrência é boa para o mercado tira as empresas do comodismo.

Porque jornalismo investigativo é contra a FIFA?
Diferencial é pesquisa. ESPN é crítica isenta mas sempre fundamentada pesquisada. Nunca enfrentou processo contra a FIFA.


Prof. Antonio Carlos Tedesco: custo de transporte da equipe? Modelo de negócio interno também é muito caro. Equipe tem de dormir, não pode deixar contratos dos talentos vencerem. Ver fotos de connecticut sede da ESPN. Visita do pessoal de RTV e de engenharia. Preparação de toda a programação migrada para HD. Tem um problema de som delay em todas as fechadas. Só a TV aberta não tem delay por causa da freqüência. A Globo vai mandar a última partida em 4 K melhor ainda que o HD.  3 D ESPN investiu mas não pegou.

Mídia digital super penetração x direito de resposta quais as preparações para isso? Netflix outro modelo de negócio, governo regula os limites? Marco civil da Internet foi aprovado ontem no senado. Situação vexatória imediatamente solicita retirada do vídeo.  Ação judicial com liminar. Situação só foi regulamentada, já era procedimento do mercado youtube e google já tiravam de forma muito rápida. Netflix muita gente deixa de assinar pay tv. Net Now  I Sky Claro Tv tb está desenvolvendo a mesma plataforma. Classe C e preço uma é conseqüência da outra. Também aspira propriedade intelectual como Disney. Mas é classe itinerante muda com muita facilidade ofereceu melhor preço muda. Órgão regulador ANCINE regula conteúdo ANATEL regula operadoras se vai cobrar ponto extra ou não mas não regula imposto. E quando melhores condições tributárias tb o mercado vai melhorar.

Campeonato brasileiro é da Globo que sublicencia para a Band. ESPN tenta negociar campeonato brasileiro com a Globo. Menores expressões como os radicais e UEFA. Sérgio Gomes foi demitido pq falou mal no twitter. Liberdade de expressão é uma bandeira a ser defendida mas não pode violar o direito privado. Linha institucional da empresa que vc trabalha.

Equipes regionais? Ou equipe sp e rj viajam muito para as cidades sede porque tem o DNA do canal. Blogueiros foram contratados de forma autônoma para contribuir com o conteúdo do site.

Alguns eventos retransmite no cinema vai ter copa no cinema? E esporte interativo que tem direitos também do  FNL, concorre? Foi comprado 30% da Turner. Tem a final da copa Del rei. Se dizem o maior canal de esportes do Brasil porque medição diferente. É um concorrente que tem de ser respeitado. Não tem copa do mundo podem brigar pela UEFA no segundo semestre. UEFA a final vai ser em cinema. Mas a COPA do mundo se alguém tiver é a globo. Internet e cinema não vem no contrato de aquisição de direitos de exibição da copa. Mas pode ser negociado depois. ESPN foi priorizado.

Parceria personagens Disney com jogos da COPA nunca foi feito mas não seria proibido.

Xgame é uma marca da ESPN. 2008 foi evento feito no Anhembi foi exibido na aberta e na Internet. Não compartilhou com nenhuma fechada. Mas no Brasil a paixão é futebol.  


Nenhum comentário: