17/08/2011

Aula 1 Economia da Informação Walter Lima

Por Danielle Denny


Conforme blog da disciplina www.economiadainformacaomestrado.blogspot.com, nos próximos encontros vamos estudar “Natureza da informação. Impacto econômico das revoluções tecnológicas. As contradições da informação. A economia dos bens informacionais e imateriais. Elementos essenciais de uma Economia de Redes. Padrões de compatibilidade, monopólios de bens simbólicos e culturais, técnicas de aprisionamento, feedback e escala em um contexto informacional. Aspectos Regulatórios da Economia da Informação e do Conhecimento: patentes e copyright. A competitividade na Era da Informação e a eficácia econômica das práticas colaborativas.Políticas Públicas de Tecnologia da Informação”

Economia é um sistema complexo, probabilistico como a internet, o corpo humano. Tem muito mais implicações que conseguimos prever, um input pode dar um retorno completamente imprevisível. A matéria que estudaremos é economia da informação, não do conhecimento. Pois conhecimento não se sabe ao certo o que é, depende de processos de cognição humana que ainda não é dominado pela ciência. Conhecimento está ligado a cognição, não necessariamente é verdade. Por um tempo o conhecimento da humanidade era que o sol girava em torno da terra. Uma pessoa sabe como andar de bicicleta mas ignora o processo neuromuscular e físico  que é necessário para tanto.

Já informação é algo mais tangível. Contudo apesar da natureza da informação parecer coisa simples, ela não é. Profissional da comunicação na verdade é um profissional que trabalha com informação. Mas ao contrário do que era de se esperar, não se estuda o que é informação da maneira profunda como deveria. O papel do comunicador é atribuir valor à informação. Existem 8 formas de informação. 8 sistemas. Estudaremos todos durante o curso.

Debate:
Editoras, como a Editora Abril, estão apostando tudo nos tablets. Mas não é funny, não dá para agregar conteúdo, não dá para fazer nada nesse formato fechado, desconsidera apropriação tecnológica da sociedade.

Sugestão de livro:
“Comunicação e poder” livro novo do Manuel Castells. Informação é poder.

  

Nenhum comentário: