24/09/2007

TTA - GEOGRAFIA - 18/9/7


DIT, REGIONALIZACOES E O SISTEMA-MUNDO DE WALLERSTEIN



POR QUE O SISTEMA MUNDO DE WALLERSTEIN E UMA REGIONALIZACAO?/

Recorta o espaco e submete a analise critica marxista.

A divisao do trabalho pode ser em qquer escala, a internacional e uma delas.

Influencias que Wallerstein sobre para a construcao de sua teoria mundo?

  • Teoria dos Ciclos de Kondratieff;

  • Marxismo: acumulacao de capital e valor de troca;

  • Braudel: ecole des analyses, primeira vez analisa fora do estado redes de trocas, cumprimento de etapas dentro do proprio estado para se chegar ao desenvolvimento;

  • Teoria da Dependencia:


TEORIA DA DEPENDENCIA (nasce cepalina: ) X TEORIA DA MODERNIIZACAO OU DO DESENVOLVIMENTO


TEORIA DO DESENVOLVIMENTO OU MODERNIZACAO

Regionalizacao em paises desenvolvidos e subdesenvolvidos developed e undeveloped/underdeveloped = teoria etapista e linear= modelo de economia liberal= nao cumpriram ainda as etapas para alcancar o desenvolvimento como por ex urbanizacao modernizacao industiralizacao etc

Consenso de Washington e o exemplo mor.

Faz parte da moodernizacao a aculturacao = vinculo com o choque de civilizacoes do Samuel Huntington

OMC usa teoria da modernizacao - linear etapistas = ha etapas a serem cumpridas para o desenvolvimento = paises em vias de se tornar econ de mercado, paises em desenvolvimento e paises desenvolvidos


TEORIA DA DEPENDENCIA

de Raul Prebisch, economista argentino da CEPAL. Hipotese Prebisch-Hans.

Regionaliizacao em Centro e Periferia

No momento de maior acumulacao dos paises ricos e o momento de maior perda para os pobres = trocas desiguais = e impossivel que todos sejam desenvolvidos ao mesmo tempo, para se desenvolver tem de explorar alguem.

PREBISCH cunha os termos CENTRO E PERIFERIA x WALLERSTEIN cunha o termo SEMIPERIFERIA

Deteriorizacao dos termos de troca, manufaturados agrega-se valor pelo trabalho e capital, generos agricolas nao da para agregar valor.

PREMISSAS DA TEORIA DA DEPENDENCIA

  • Paises pobres sao destino de produtos de maior valor agregado e de tecnologias obsoletas, sem esse destino os paises desenvolvidos nao podem garantir seu padrao de desenvolvimento.

  • Paises ricos ativamente, mas nao necessariamente conscientemente perpetuam o estado de dependencia via politicas e iniciativas economicas, politicas e ainda midiaticas;

  • Tentativas de emancipacao dos paises pobres resultam em sancoes economicas e militares;

TEORIA DA DEPENDENCIA SE DIVIDE EM DUAS PRINCIPAIS CORRENTES SOBRE O QUEE FAZER

  • LINHA REFORMISTA = nao altera caracteristicas do sistema usa o sistema a seu favor = Linha CEPALINA = ISI = industrializacao por substituicao de importacoes, fecha mercado nacional, substitui os produtos de maior valor agregado por produtos nacionais, diminui a dependencia e muitas vezes se torna exportador. Paises subdesenvolvidos nao tem mercado suficiente para se fechar e desenvolver;

  • LINHA RADICAL = nao da para mudar dentro do sistema = por uma outra insercao internacional, signatario do forum de Porto Alegre, alter-mundialismo (a hegemonia americana vai acabar) = outro desenvolvimento desenvolvimento sustentavel.



CONTRIBUICOES DE WALLERSTEIN AA TEORIA DA DEPENDENCIA


DIT CLASSICA

Metropole manufaturados x Colonia materia-prima

Desenvolvidos manufaturados x Colonia materia-prima

Centro manufaturados x Periferia materia prima


Com a industrializacao dos parises perifericos surge dificuldade de explicar o mundo entao WALLERSTEIN surge com a doutrina (nao e teoria pq nao pode ser negada - preve a sua propria negacao= Popper):

NOVA DIT

Centro proodutos industriais de alto valor agregado para a Periferia e Semi-periferia

Periferia produtos primarios para o centro e para semi-periferia

Semi-periferia produtos primarios para centro e produtos industriais de menor valor agregado para a periferia

Contribuicao de Wallerstein aa teoria da dependencia:

  • Incorporacao da semi-periferia em virtude da industrializacao de alguns paises da periferia;

  • reflexoes de poder centro nao e centro pq tem produtos de maior valor agregado e centro pq consegue garantir tem os meios forca para garantir a manutencao dos fluxos de comercio se nao tem mais forca para manter entao e o fim de um ciclo e comeco de um novo ciclo.

Industrializacao da Russia e do bloco socialista se deu na categoria de paises externos ao sistema hoje Russia e central decadente.

Coreia nao eh centro pq nao resolveu seus problemas sociais e nao tem capacidade de se impor no sistema internacional.


paises decadentes

centro decadentes

e periferia ascendente


semiperiferiia para Wallerstein e amortecedor das tensoes


OUTRAS TEORIAS

TEORIA DOS MUNDOS 1952

Alfred Sauvvy 14/7/52, inspirado nos 3 estados da revolucao francesa (clero, nobreza e outros=burguesia) 3 mundo e um resto de mundo que nao pode ser ignorado querem ascender.

Guerra Fria, regionalizacao leste oeste era a mais usada (Na teoria de Wallerstein propoe regionalizacao norte sul= nao tem 3 mundos e um mundo so integrado)

Arrigue longo sec 20 sec americano comeca antes do sec 20 e ainda nao terminou

Hobsbaw curto sec 20


Todas essas teorias sao dos anos 50 exceto Walerstein - Sistema Mundo - que eh 1974


Semi-perifericos junta problemas dos perifericos e dos centrais = janela demografica. Modelo de transicao demografica = 4 fases = 1° fase alta natalidade e alta mortalidade = 2° explosao demografica frente aa queda da mortalidade = 3° fase natalidade tb cai junto com a mortalidade = 4° fase equilibrio natalidade igual a mortalidade = 5° fase natalidade cai mais que a mortalidade. TAXA DE DEPENDENCIA dos jovens (mto jovens nao contribuem) ou dos idosos (pressoes previdenciarias)

Brasil esta na fase de transicao mas a janela demografica acabou pq ja tem taxa de dep. de idosos e nao tem jovens taxa de dp do jovens. Paises desenvolvidos aproveitaram a janela demografica para fazer investimentos.


RESPOSTA:


introducao = a) sistema mundo de Wallerstein, superficialmente, ou b) DIT.


1) oposicao entre teoria do desenvolvimento modernizacao = regionalizacao : desenvolvidos e subdesenvolvidos ex OMC ONU propostas lineares de desenvolvimento


2) Teoria da dependencia = regionalizacao : centro e periferia


3) Sistema mundo de Wallerstein

influencia a teoria da dependencia e contribuicoes aa teoria de Wallerstein . Regionalizacao: centro periferia e semi-periferia. Surgimento da semi-periferia no contexto de uma nova divisao internacional do trabalho.


4) Conclusao: O sistema mundo e uma regionalisacao mais sofisticada que wallerstein demonstra sensibilidade para perceber o surgimento de uma nova divisao internacional do trabalho. Sendo uma regionalizacao que valoriza desigualdades no espaco mundial.

Nenhum comentário: