24/09/2007

TTA


AULA 14/09/2007


PI MAURICIIO


1- ASSIMETRIAS MERCOSUL

2- AMERICA CENTRAL CARIBE E MEXICO



LUGAR DO URUGUAI E DO PARAGUAI NO MERCOSUL


Mercosul nasceu de iniciativa bilateral. Entrada de Paraguai e Uruguai foi interesseproposta deles mesmos ano chave 1989 redemocratizacao.


controversia sobre entrada de Paraguai e Uruguai

para nacionalistas - desvantagem pq enfraqueceu entendimento politico - SAMUEL PINHEIROS GUIMARAES

ja outra corrente entende que foi fruto de liberalizacao econ. integracao foi benefica favoreceu integracao que nao teria acontecido CELSO AMORIM


nivel de amparo aos socios menores e muito menor que o que ha na uniao europeia


historicamente Brasil sempre rejeitou no ambito institucional negociar formas de defesa institucionais = Brasil privilegia solucao ad hoc = caso a caso . Trunfo do Brasil e o seu enorme mercado consumidor. maneira de negociar pois e oferecer concessoes facilidades de acesso do mercado consumidor


TEC DIFERENCIADA

Uruguai e Paraguai tiveram prazos mais longos para se adaptar e promover as liberalizacoes. TEC nao e tao comum. Uruguai e Paraguai normalmente preferem adotar a TEC mais baixa pq nao tem industria para proteger. Brasil e Argentina aumentaram protecao aos produtos chineses enquanto Uruguai e Paraguai baixaram. Mercosul uniao aduaneira imperfeita (nao precisa ressaltar essa imperfeicao na prova)


REGRA DE ORIGEM

Uruguai e Paraguai porcentagem menor 40%. para atrair investimentos utilizar fabrica como algo proximo a uma maquiladora China fabrica de automoveis no Uruguai. Papeleiras crise entre Uruguai e Argentina por causa de 2 milhoes de dolares maior investimento da historia do Uruguai.


AMEACA ACORDO URUGUAI EUA

Se Uruguai firmar acordo com EUA inviabiliza a permanencia dele no Mercosul. Depende muito do mercado mercosulino. Uruguai exportador de generos agricolas e improvavel pensar que EUA liberalizariam esse mercado sem barreiras sanitaria pex. entao conclui-se que seja apenas AMEACA para forcar Brasil e Argentina a fazer concessoes.


PARAGUAI ACORDO MILITAR COM EUA.

EUA base militar no Paraguai proxima da Bolivia e dos recursos petroliferos. evoca historico da guerra do cha que paraguai venceu militarmente mas nao ficou com a regiao de petroleo. mto receio de do partido colorado de perder o poder aparecer um EVO MORALES por la. 1990 tentativa de golpe esta se negocinado a saida do golpista General Oviedo da prisao frente ao risco de FERNANDO LUGO apresentando-se como candidato a presidencia ex jesuita. jesuitas muito forte na atuacao social. coligacao todo mundo cntra os colorados.



ITAIPU

Importante no rel brasil paraguai

maior empresa do Paraguai. Cabide de empregos. forma de dconquistar aliados. Preco da energia eletrica. Paraguai obrigado a vender para energia nao pode vender para argentina que esta passando por crise eneergetica. reclamam dos precoas. mas tambem do fundo de desenvolvimentgo de ITAIPU sai da usina e vai para os municipios por ordem do presidente da republica. demanda da oposicao paraguai e pela transparencia desse fundo. nao interessa ao bra se meter nesse caso.


brasil nao usa discurso de promover democracia e direitos humanos. foco da diplomacia brasileira e basicamente economico desenvolvimento.


FOCEN fundo de convergencia Estado a frente da sociedade. populacao desabrova reversao de recursos para o FOCEN. Tipo um BNDES para a regiao fronteirica.


Tanto Paraguai como Uruguai fazem parte da fronteira agricoca brasileira parguai ja e 4 produtor de soja do mundo. nao soa os brasiguaios. sao as gdes empresas brasileiras. complexos da soja mto mecanizada mto moderna. produtores moram em condominio fechado isolado da comunidade paraguaia. Uruguai mais pela pecuaria desde o imperio. gdes figorificos uruguaios agora estao sendo comprados pelos brasileiros.

expansao dosistema financeiro so itau e baco do brasil nos paises do meerrcossul.

obs argentina tb plantando soja nos pampas gado foi para o norte onde a terra e pior afetando a qualidade da carne argentina.


para ITAMARATI mercosul e fator extrategico nao so zona de livre comercio .


mecanismo de adaptabilidade competitiva Uruguai e Paraguai excluidos bra so negocioou com //argentina pq tem mais poder econ e politico. bra nao quer saber de mac para paraguai e uruguai




MEXICO

Mto refratario a qquer intervencao pq tem historico de intervencoes extrangeiras. MEXICO NAO PARTICIPA DE MISSAO DDE PAZ

o ideal para o Mexico seria ser membro associado do mercosul.

CARLOS SLIM empratel , net, claro. ELEKTRA cadeira de lojas populares mexicanas concentrando-se no nordeste brasileiro.


AMERICA CENTRAL nunca foi importante para o Brasil e esta passando a ser.

questao do HAITI para fortalecer sistema onu e reforcar o pleito brasileiro a um lugar permanente no Conselho de Seguranca.

Brasil investindo em etanol na Guatemala. Produzir etanol na A. Central exportar para os EUA se beneficiando do CAFTA. infraestrutura ACentral se voltando para o PACIIFICO para diminuir custo de frete para a CHINA.

PLANO PUEBLA PANAMA integram melhor o sul do mexico a ACentral para aumentar contato com China. Odebrecht finalista na ampliacao do canal do Panama. 5 b ilhoes de dolares. mais estradas gasoduto. financiamento bem diversificado inclusive do banco mundial.


REVOLUCAO SANDIINISTA

brasil nao teve papel na repressao aos sandinistas. Argentina foi para la levar seu know how de guerra suja.


GRUPO DE CONTADORA E GRUPO DE APOIO = busca de solucao negociada na America Central. riisco de alastramento para contaminar democracias da america ddo sul. presidente da costa rica ganhou premio nobel de paz por essa iniciativa [e o presidente atual foi reeleito.



COMUNIDADE DE BRASILEIROS NO EXTERIOR

total 4 milhoes

1000 nos EUA

500 PARAGUAI

300 JAPAO

outros EUROPA

Brasil ja e considerado pais de EMIGRACAO apenas 1milhao de estrangeiro vivendo no Brasil.

criada subsecretaria de comunidades brasileiras no exterior.

(obs. no itamarati a hierarquia dos orgao e a seguinte divisao-conselheiro / departamento-ministro / subsecretaria- embaixador)

Nenhum comentário: