22/03/2011

Deus sonha o homem, que sonha a máquina, que sonha deus.


Por Danielle Denny

22 de março de 2011 – Terça-feira - 14h30 – 16h00

Dietmar Kamper, antes de ser sociólogo e filósofo, foi professor de educação física e dança. Esse histórico pessoal influencia em suas análises, ele não busca análises descritivas da comunicação, busca suas raízes, seus fenômenos culturais, as dinâmicas culturais dos processos comunicacionais, demonstra, assim, uma forte ligação entre Comunicação e Antropologia.

Em artigo de, intitulado "As máquinas são tão mortais como as pessoas. Uma tentativa de excluir o telemático do pensamento", Kamper examina os sonhos. Um dos elementos culturais, segundo Ivan Bystrina, para quem a cultura tem quatro raízes: os sonhos, os jogos, os estados alterados de consciência e as doenças psicológicas.

No sonho criamos realidades, não estamos mais restritos ao espaço e ao tempo, “novos meios de comunicação realizaram finalmente o sonho arcaico do espírito humano, de estar todo o tempo em toda parte e em nenhum lugar”. Criamos símbolos que sustentam a nossa vida. O ser humano é finito, mas sonha cultura e assim pode inverter a realidade da finitude, pode dar sentido à própria vida. Os sonhos deixam de ser uma invenção, adquirem tal força que gerenciam a nossa vida.

“Deus sonha os homens; o homem sonha as máquinas; as máquinas sonham Deus” (...) “O homem como sonho de Deus é o real, o corpo. A máquina como sonho do homem é o simbólico, a linguagem. Deus como o sonho da máquina é o imaginário a imagem”. Como em um nó borromeano, cada um dos três círculos que formam um trevo (simbólico, imaginário e real) têm existência própria porém conectada. Tanto Deus, como a máquina, como o homem são simbólicos, imaginários e reais ao mesmo tempo. Natureza e cultura estão misturadas.

Bibliografia

KAMPER, Dietmar. "As máquinas são tão mortais como as pessoas. Uma tentativa de
excluir o telemático do pensamento". Trad. Ciro Marcondes Filho. Disponível em <http://www.cisc.org.br/portal/biblioteca/mortais.pdf>. Acesso em 22 de março de 2011.

TAVARES, Carla; MAZUR, Cláudio; BERTOLINI, Eduardo e RIBEIRO, Laurette. “O mágico do real”. Disponível em <http://www.psicanaliselacaniana.com/estudos/magicoreal.html>. Acesso em 22 de março de 2011.


Danielle Denny participa do grupo de estudos sobre Dietmar Kamper, do Grupo de Pesquisa Comunicação e Cultura do Ouvir, http://groups.google.com/group/culturadoouvir, o presente texto é uma ata das discussões travadas durante o segundo dos cinco encontros que serão realizados na Cásper Líbero, durante o primeiro semestre de 2011.

Nenhum comentário: