08/04/2010

GILBERTO DIMENSTEIN

GILBERTO DIMENSTEIN
Jornalista, formado pela Casper Libero
gilberto@grupofolha.com.br

Mediação Sergio Rizzo, versado em futebol e em cinema.

Alguns livros reportagem.
Filme as melhores coisas do mundo baseado na obra Manu.

Tema educação
Sempre foi o pior aluno da sala. Nao conseguia lidar com a sala de aula. TDAH e ansiedade crônica. Judeu neto, bisneto mais velho. Nome hebraico é Salomao, rei sábio. Melhor amigo era o melhor aluno virou médico foi ser professor em Harvard.
Gil babao (sai o salomão).

Sempre foi muito curioso, paixão por andar a pé, é um flanair, anda 7, 9 horas. Morou em NY, maravilhoso para andar. Muito vagal entao teve de trabalhar cedo. Foi ser office boy, ia esquecendo tudo pelo caminho. Coisa boa é que conhecia todos os sebos. E como o tio empregador vendia máquinas de escrever testava as máquinas com uns textos. Era esquerdista, trabalhava com mimeógrafo, saudade do cheiro de alcool.

Por um período queria ser rabino paixao pelo poder da mutação da palavra.

Quando descobre um talento o que gosta e o que faz bem vida vira um sapato velho e gostoso. É a melhor coisa da vida. É o jornalista mais premiado no Brasil.

Descobriu que aquilo nao o satisfazia. Não porque não se dava bem ou porque não é reconhecido é diferente!
Ponto de inflexão = Matéria por 1 ou 2 anos.
Guerra dos meninos e exploração de meninas na noite.
Tamanha brutalidade que não dá para ficar só informando. Nao pode ser frio. Tem que seguir o coração, não pode seguir só a razão.
Começou a fazer livro educativo de adolescente.
Livros Cidadao de papel, aprendiz do futuro

Se vc estiver se repetindo mude porque a repetição é morte precoce.
O contrario da vida não é a morte mas sim a representação.
Foi para NY como acadêmico visitante no final do milênio, com 4 anos, na invenção do coquetel contra aids.
Se encantou pelo ato de escrever e educar. Mais do que escrever e informar.
Guimaraes Rosa: (ao deixar emprego) tenho horror a escrever na areia
Jornalista é a sua última matéria.

Foi aprovado para ir para Harvard para fazer o que quiser, sentindo o prazer do aprendizado. Contra escrever autobiografia. Se vc escreve não é importante. O dia que o jornalista me abandonou. Eu quero ser diferente só o furo não me contém. Crise psicológica.

Cotidiano centro do aprendizado. O que acontece com a vida do aluno deve ser o centro.

Vestibular não foi pensado para educar mas para selecionar. Vestibular é um besteirol.

Jornalista educador muito parecidos. Selecionam o que é supostamente importante. Devem olhar os olhos do leitor aluno
Jornalista aprende a divulgar o pior de uma pessoa de um país aí tem a matéria. BAD NEWS ARE GOOD NEWS. Jornalista é treinado para descobrir o mal. Importante para descobrir mensalao por exemplo. Tem que desconfiar de tudo. Senão não progride. Jornalismo faz o jornalista cínico e cético.
Educador totalmente diferente, onde tem trevas tem de ter luz. Se nao achou a luz é porque vc não é um bom educador. Educação faz esperançoso

Piada da FSP. Gilberto criou jornalismo rosa. Cor da solução. Noticia é aquilo que tem impacto é importante na vida do leitor. Achar que tudo é ruim é facil. Mas achar algo muito bom é muito mais difícil.

APOSTA
Olhar pode ser considerado alucinado. Nao consegue ser mais objetivo se está torcendo. Mas nao existe objetividade.

Cada vez tem mais informação e cada vez mais confusão. Emissão de informação de todos os lados. Bombardeamento de informações. Livros no congresso americano duplicam a cada 3 anos. Perde a noção do que é relevante. Diferença de um bom ou mal jornal até que ponto vc ajuda as pessoas a decidir o que é importante e o que não é importante. Contextualizar informação na vida do individuo. Nesse ponto o jornalista vira um educador.

Conhecimento nao pode mais ser encalacrado. Alexandre o grande tinha a ideia de uma biblioteca universal que tinha 200 livros.

Jornalista tem de saber informar e contextualizar

EDUCOMUNICAÇÃO
Jornalismo cada vez mais preciso, relevante, interessante.

Processo longo.
Colunista pode fazer estudo mais longo, tem de buscar entender o processo. Ele ouviu pessoas.

JORNALISMO É DESCOBRIR O QUE É RELEVANTE E SABER INFORMAR (CONTEÚDO TÉCNICA É MUITO IMPORTANTE).

Ensinar o que é distribuição de rendas usava Mcdonalds, ou dividia uma pizza. Quando escreve tenta se aproximar do leitor, do imaginario dele.

Pessoas só aprende o que é útil ou o que dá prazer.

Carreira de professor é a mais importante. Tem de ganhar mais tem de ser protegido. Coloca gilberto contra governo e contra sindicatos. Não tem nada contra greve. Acha que tem de ganhar mais mesmo. Quer acabar com a lei que vetou o absenteismo. Quer acabar com a prova dos temporários. Quer acabar com o concurso que faz estudar mais para ganhar mais. Se essas medidas forem aceitas é uma reforma contra pobre. GREVE CONTRA POBRE. Gilberto é favorável ao mérito. Mas é solidário ao professor ganhar mais.

Função do jornalista é provocar. Nao provocar por provocar. Informação tem de vir do fato. Se a informação está vindo assim será que não podemos fazer diferente.

Nao existe fórmula de sucesso.
Se é humilde se se esforça faz matérias completas e busca se atualizar, aprender vai ser reconhecido. Conselho se vc é jornalista fique um mes sem falar com jornalista. Tente ver o que as pessoas falam nas ruas. No olho do furacao nao venta. Jornalista é o aberto a idéias que não se prestou atenção, está aberto ao novo, tem o pé no chao na realidade. Jornalista tem de escutar a rua. Quem é o cara que está reinventando, quem é o novo cineata, o novo ator, o novo político. INQUIETAÇÃO. Geração wilson pressa. Construção de uma carreira demora anos. MUITA LEITURA, MUITA OBSERVAÇÃO.

Fazer faculdade é importante.
Mas formação em setores como terceiro setor é cada vez mais uma opção.
Curso de graduação em educomunicação na USP.

Tem de seguir seu coração, não escute os outros, antes escute vc. O outro não tem o seu software. Tem que descobrir o que gosta o que faz bem.

Inclusão digital é lan house? Se fosse presidente teria de ter instrutor em toda lan house. 40 mil pessoas. Lan house e igreja evangélica é o que mais enche em periferia fora bares.

Conhecer o mundo.

Sou um cara da elite! A elite tem de ser responsável porque tem pessoas mais fracas. Melhor forma de colaborar é educação. Educação publica só perde para a abolição da escravatura. Quando se escreve o texto não é mais do autor. Capacidade de ler é importante. Empresas tem papel importante, e devem estar preocupadas com a educação, muito difícil ter empresas produtivas com educação fraca

Ideia hotline em cada escola para reclamar da falta de aulas. Pobre nao tem capacidade de reclamar. Nao tem autonomia sem educação pública.

Presidente da POS. Greve política. Sindicato geral aproveita momento de eleição para se divulgar. Texto de amanha meu conselho de marketing para o sindicato dos professores: nao vincule sindicato a cut, nao seja contra a meritocracia. Ninguem presta atenção na greve do professores, só interessa quando para a paulista. Paulistano ser treinado em logística.

Se vc está querendo fazer algo sério acostume-se a receber vaias. Com o tempo acaba sendo respeitado.

Nenhum pai e nenhuma mãe se manifestou nem contra nem a favor do artigo contra greve

Educação é o meio o final é a habilidade.
Escola é o meio habilidade é o fim. Capital humano é habilidade. Criatividade humana. Todo mundo tem interesse na criatividade humana. É o que nos leva a cinema a teatro.

CBN rádio é muito gostoso programa sobre capital humano.

Cenário político, nunca viu país tão bem. Muita democracia e crescimento e distribuição de renda.

Papel do brasileiro no cenário internacional melhorou muito. Mas ainda é colonizado.

Jornalista não pode não saber lidar com novas midias: audio, imagem, texto, perquisa. Antes quem nao trabalha em mídia escrita era gilete pres (tanto rádio como de TV) pessoas nao aceitavam trabalhar na TV. Mas ainda hje a imprensa escrita é a mais séria, a mais precisa. Matérias tem som se movem. Tem que entender como a imagem chega ao seu leitor. Mas nao pode perder a capacidade narrativa.

JORNALISMO COR DE ROSA = SIGA SEU CORAÇÃO.

Pesquisa
Desafio de jornalismo vamos transformar a cidade em uma sala de aula em um espetáculo. Vamos criar um jornalismo diferente. PROJETO CATRACA LIVRE. Ensina tudo que é de graça. Mais leitores que o guiaonline. Projeto divulgado só no boca a boca

Nenhum comentário: