30/03/2010

Uma imagem vale mais do que mil palavras?

Uma imagem vale mais do que mil palavras?

No filme o Xadrez das Cores, Marco Schiavon, como todo bom cineasta e fotógrafo, se valeu da imagem para comunicar ao espectador sua mensagem. Estão recheadas de conteúdo mesmo as cenas sem diálogo, como a da personagem negra virando o tabuleiro para jogar com as pedras brancas.

Desde o desenvolvimento tecnológico que permitiu retratar com verossimilhança pessoas, coisas, animais e fatos, a imagem goza de uma credibilidade ímpar. Para a grande maioria das pessoas as imagens são mais verídicas que os demais metodos de comunicação.

Contudo em qualquer imagem o mundo distante é mostrado por meio de representações. As pessoas filmadas por Marco Schiavon não estão realizando as ações constantes no filme no momento da sua exibição, contudo as imagens representam essas pessoas e essas ações, que se tornaram passado.

Os atores podem dizer: “este sou eu”, ao assistirem ao filme. Mas de qualquer maneira aquela projeção de luzes e sombras que forma o curta metragem mostra apenas um aspecto dos atores: a aparência física deles num determinado momento, sob um respectivo jogo de luzes. É mera representação desses atores. Toda imagem é um ser sem estar.

Essa abstração se torna muito complicada para algumas pessoas. Atores vilões de novela já chegaram a ser espancados na rua. A confusão entre o real e o imagético se torna ainda maior entre pessoas com baixo grau de escolaridade. Analfabetos, por exemplo, que só acessam as notícias pela televisão ou pelas fotos dos jornais e revistas, têm muito menos chance de checar a veracidade daquela imagem.

Mas nem tudo é o que parece.

Nenhum comentário: