ETICA E CIDADANIA
MARCOS DE PAULA
10/2/2010
CONTEUDO PROGRAMATICO
a) Conceitos de ética moral e cidadania (primeira prova em cima do Valls)
b) responsabilidade, liberdade e consciência ética (livro do Vasquez)
c) origens e transformações histórico-sociais da moral
d) relação entre ética e religião – a dimensão transcendente ou simbólica do ser humano
e) ética religião nas culturas grega judaica e inicio da era cristã
f) a ética medieval, a reforma e o inicio da era moderna
g) weber a ética protestante e o espírito do capitalismo
h) a ética calvinista e a educa;ao no Brasil (Mackenzie origem e identidade) (em cima do livro da Márcia liberal)
i) principais teorias modernas sobre ética e a crise da modernidade
j) dilemas éticos contemporâneos (dilema público privado)
k) alternativas éticas da modernidade visualizar um admirável mundo novo (Aldous Huxley).
l) crise da racionalidade humana e desafios da pos-modernidade: Estóicos (razão) Epicuristas (prazer) os epicuristas são hoje os hedonistas)
BIBLIOGRAFIA
COMPARATO, FABIO KONDER: Ética Direito moral e religião no mundo antigo e moderno 1ª. Ed. São Paulo, Cia das Letras, 2006
VALLS, ALVARO L M O que é ética in cole;ao primeiros passos São Paulo, Brasilliense 1994
GALLO, S. coord ética e cidadania caminhos da filosofia (12 ed) campinas – SP papirus, 2003
DE LIBERAL, MARCIA MELLO, um olhar sobre ética e cidadania., Ed mack
Weber, Max: a ética protestante e o espírito do capitalismo.
Documentario
Sonho dourados sobre o garimpo de serra pelada
quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010
Politica é a arte de ocupar o espaco coletivo
Sonho ≠ miragem
Sonho pode se concretizar se houver compromisso com ele.
Temos de fazer escolhas sábias.
Ética ensina a adquirir princípios e valores para nos auxiliar na tomada de decisões.
Ética
É reflexão teórica racional e sistemática inerentes à moral. Vai avaliar para este momento qual é a melhor escolha. Nos ajuda a identificar as melhores possibilidades.
Ética nos ajuda a buscar o supremo bem = felicidaade.
Moral
Costumes, hábitos comportamentos, condutas, relacionamentos interpessoais aceitos por determinado grupo social.
Não existe moral universal.
O saber liberta a ignorância escraviza.
Calvinismo uma das principais forcas de transformação do mundo moderno
3 fundamentos
- Vocação = homem pergunta o que posso fazer para o liberalismo, então seja o melhor profissional que vc pode ser, vc vai ganhar e a sociedade tb.
- Economia ou poupança = não gastar mais do que ganha, economizar o que não gastou, investir parte no seu próprio trabalho. Sec XVI. Por isso o calvinismo é a religião do capitalismo.
- Honestidade
Lema dos protestantes
Ao lado de uma igreja uma escola.
Modernidade
As primeiras questões a serem discutidas pelos filósofos modernos (Bacon, Descartes, Hobbes, Locke, Rousseau, Kant) foram mais relacionadas à epistemologia e a metafisica que a ética e a política.
Epistemologia ciência do ser, a verdade última do ser.
Mitologia,
Religião,
Política
Mercado
Tecnologia
Dialética de Hegel
(tese, antítese e síntese) fundamental para a modernidade, provocou um despertar na intelectualidade européia (Feuerbach, Marx, Kierkegaard, Stuart Mill, Bergson, Darwin e Freud) para uns, nova onda de irracionalidade, para outros, um neo-romantismo.
Problemas éticos atuais
- desemprego
- alimentação
- saúde
- segurança pública.
- habitação
- educação.
- meio ambiente
- globalização
- liberdades civis
- drogas
- bioética
- locomoção
Conclusão
Somos uma sociedade com direitos de direito, mas não de fato! Cabe a cada um de nós uma reflexão criteriosa, para podermos exercer nossos direitos de cidadania.
quarta-feira, 3 de março de 2010
Hoje pág. 53, cap. 3, Reflexões sobre Educação, no livro Ética, e cidadania a partir do pensamento reformado.
Para próxima aula: texto no diretório: “Responsabilidade moral, determinismo”
Religião
Através de seus valores, fornece o substrato para o desenvolvimento da ética de um povo.
Pode estar na base da cosmovisão educacional de um grupo. Toda a visão de mundo de um grupo pode ser determinado pela religião. Enxerga o mundo pelas lentes da religião. Durkheim afirma que as religiões antigas nasceram da ingestão de bebidas alucinógenas, dança e canto = êxtase. Na atualidade a religião nasce do colapso social. É uma válvula de escape. Por isso Marx diz que religião é o ópio do povo.
Educação
Educação procura ser o instrumento de construção das atitudes éticas e morais de uma nação através do processo de ensino e aprendizagem. Assimilamos mais aquilo que fazemos do que vimos e ouvimos. Religião fornece substrato. Educação é o instrumento.
Reformadores
Martinho Lutero
Filosofia Educacional
Filme: Martinho Luthero
Preparo de crianças para leitura dos textos bíblicos. O conhecimento estava restrito, escondido nos mosteiros filme o nome da rosa.
Martinho Lutero traduziu a bíblia para o alemão, tornou o texto popular. No mesmo ano que ele traduziu Guttemberg criou a imprensa. Então o primeiro livro impresso foi a bíblia de Lutero.
Lema da reforma protestante no âmbito educacional: ao lado de uma igreja uma escola.
Preparar as crianças para que possam compreender os valores espirituais cristãos para treiná-las para o exercício da cidadania para participarem conscientemente na comunidade e no governo civil.
Johann Sturn
Pioneiro da educação protestante (1507-1589)
Formulou plano educacional com 3 estagios: família, ginásio e academia.
Piedade, saber, eloqüência (para transmitir o conhecimento para os demais).
João Calvino
1509-1564
Promoveu uma reforma moral dos cidadãos.
Criou em 1539 colégio universitário (academia) hoje é universidade de Genebra.
Foi prefeito de genebra. Casas tinham de ter corrimão, marquise, respiro para o gás do carvão nos fogões.
Genebra na época de Calvino estava em decadência moral
Principio educacional do “livre exame” base da construção do moderno conceito de consciência e responsabilidade individual.
Se mandarem fazer pessoa não pode ser resposabilizada (igreja mandava naquela época, pessoas só obedeciam então não eram responsáveis).
A cosmovisão calvinista
O trabalho passou a ser visto como uma vocação divina, e o sucesso decorrente dele, um sinal da predestinação. Isso levou muitos teóricos a considerarem o calvinismo a religião do capitalismo, por não condenar o comércio, o empréstimo a juros e por valorizar o trabalho. Todo operário é operário de Deus, então o trabalho terá de ser bem feito. Trabalho é uma vocação. Não era como o catolicismo que considerava o trabalho maldição e condenava usura. Todo ser humano tem potencial transformador, realizador. Ser humano se realiza por meio do trabalho.
Vendo na riqueza sinais exteriores da graça divina, os protestantes estabelecem uma violenta disciplina moral em que todas as energias seriam canalizadas para a acumulação de bens. Não gastar mais do que tem e guarda o que não gastar, uma parte investe em si mesmo para ser um profissional cada vez melhor. Quando estourou a rev. Industrial essas pessoas é que tinham capital para bancara a industrialização. Saúde tempo e sabedoria devem ser canalizados para o trabalho. Fábula da cigarra e da formiga.
John Comenius
Pai da pedagogia (1592-1670) publicou a didática magna tratado da arte universal de ensinar.
Propostas:
• Por meio da escola moralização da vida social.
• Por meio da educação vai-se civilizar os costumes.
• Por meio da educação racionalizar a vida pública, praças museus mananciais rodovias (pertencem a todos)
• Institucionalizar a ética do trabalho. Legitimar o trabalho.
Países de educação reformada
Alemanha
Suíça
França
Holanda
Escócia
Bélgica
Inglaterra
Estados Unidos
Outros países mantiveram o modelo ibérico.
Países da contra reforma os países da igreja.
no mapa geopolítico os países católicos e protestantes aparecem bem marcados entre desenvolvidos e atrasados.
Reformadores
Romperam com as instituições escolásticas dando início ao princípio da instrução universal e laica. Antes só minoria tinha acesso a educação.
Platão = protestantes seguem linha de Platão, Santo Agostinho é o principal teólogo. Mais idealista.
Aristóteles = católicos seguem a linha aristotélica, São Tomas de Aquino é o principal teólogo. Escolástica é a visão de mundo fundada nas idéias de Aristóteles.
Princípios básicos da reforma
Racionalidade
Do espírito protestante atenuava as tensões entre a fé e a razão facilitando a aquisição de novas tecnologias e novos saberes.
Pragmatismo
Derivado da sua racionalidade metódica desenvolveu uma educação voltada para aplicações práticas como a educação para o comércio e indústria. Uns romperam com o sistema medieval agrícola e produziram excedentes para serem comercializados.
Universalidade de oportunidades educacionais
A educação de mulheres e a sua utilização como professoras nas escolas, ampliava o sistema educacional, incluindo nesta própria família como fator de alfabetização, a leitura da bíblia, fato que proporciona a convivência respeitosa entre os sexos. Homens e mulheres na mesma sala.
Respeito a dignidade da pessoa humana
Fim dos castigos físicos. Com a utilização de reforços positivos, a educação funcionava como um facilitador da aprendizagem transformando-a numa atividade lúdica (prazerosa).
Primazia da inteligência sobre a memória
O estímulo da inteligência propicia o desenvolvimento da consciência critica e esta é capaz de gerar as transformações que a humanidade carece para o aperfeiçoamento da sua caminhada. Contra o método de ensino Lancaster que era baseado em decorebas.
Educação para o amor ao próximo
De forma objetiva, se expressa em ações concretas de justiça pela igualdade e participação responsável na construção da cidadania e bem estar da coletividade e da comunidade.
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