EDUCOMUNICAÇÃO NO ESPAÇO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS
Educomunicação no contexto do Fórum da ONU sobre a Aliança das Civilizações
GUILHERME CANELA
UNESCO
Guilherme.godoi@unesco.org.br
Servidor civil internacional
OS PORQUÊS DE UMA POLÍTICA DE MÍDIA-EDUCAÇÃO
Media education ou media literacy são sinônimos de educomunicação.
60 anos de uso do termo
Aliança das civilizações não é só UNESCO
Cada vez o tema media literacy tem mais relevancia devido a centralidade das mídias na experiência cotidiana, no trabalho no estudo e no lazer.
Com o barateamento do custo de se tornar fazedor de conteúdo midiático, gera maior importancia do tema. Nao pode mais ser ignorado o tema nas decisões de política pública. Saída é ou fazemos bem ou fazemos mal mas não se pode mais fazer nada
Relações de poder germ assimetrias alguns conhecem mais sobre um tema que outros. As políticas de media literacy ajudam a equilibrar as assimetrias.
Midia literacy é não só fazer critica em relação a mídia, mas também exigir direito a informação e a comunicação como direito humano essencial à democracia. Liberdade de expressao de imprensa e o direito à informação é essencial.
Formar usuários autonomos
Algumas definicoes de leitor crítico:
- European charter for media literacy (USA)
- Office of communications (Reino Unido)
- UNESCO programa information and media literacy
Conjunto de indicadores da Unesco sobre o direito a informação contém análise sobre media literacy.
Saber acessar, avaliar e produzir conteúdos
Johanna Martinsson the role of media literacy in the governance reform agenda word bank 2009
Ulla Carlsson What is media literacy? International Clearing House on children youth and media
Susan Moeller Nurturing freedom of expression through teaching global media literacy in ONU UNESCO alliance of civilizations Grupo Comunicar MAPPING MEDIA EDUCATION POLICIES IN THE WORLD.
Casos práticos
Hong Kong
Cheung, CK Education reform as an agent of change: the development of media literacy in Hong Kong during the last decade. In ONU UNESCO alliance of civilizations Grupo Comunicar MAPPING MEDIA EDUCATION POLICIES IN THE WORLD
Argentina
MURDUCHOWICZ, Roxana When Media education is State Policy In ONU UNESCO alliance of civilizations Grupo Comunicar MAPPING MEDIA EDUCATION POLICIES IN THE WORLD
Já em 1982, Simpósio internacional sobre media literacy (Grunwald, Alemanha)
Grupo de experts desde 2008
Sylabus sobre media literacy até o final do ano a Unesco escolherá 8 paises piloto para lançar iniciativa de qualificação de educomunicadores.
Integração das mídias não deve ser mais uma matéria do ensino fundamental tem de ser política públlica transversal.
Consultora da Unesco SALOMON, Ives o público diz ao orgao regulador o que querem, o regulador codifica as expectativas em um regulamento e as coporacoes da mídia implementam.
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